Camacho, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Camacho, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Camacho na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Camacho é feito pela rodovia MG 164 entre as cidades de Candeias e Itapecerica e fica a 208 Km da capital Belo Horizonte.

Eu me surpreendo, assim como você que tem acompanhado o canal Naeco, com o tempo que os exploradores, da nossa Minas Gerais, tiveram para conseguir fincar suas bandeiras em cada canto deste imenso estado, como narram nossos historiadores.

Em minha jornada de trabalho que estou prevendo filmar e contar as histórias de cada um dos 853 municípios mineiros, em “quatro anos”, de carro, por estradas na maioria asfaltadas, com um relativo conforto nas hospedagens e restaurantes pelas cidades que passo, comparando o início da nossa colonização em 1700, foram apenas 324 anos para se chegar a 20 milhões de habitantes, com cidades incríveis, fazendas com alta produtividade, usinas hidrelétricas, comunicação de primeiro mundo e sabe-se lá como e onde chegaremos nos próximos cinquenta anos.

A jovem cidade de Camacho pode ser um exemplo desta evolução quando Manoel Camacho, bandeirante de origem espanhola se fixou na região em meados do século XVIII, nas margens de um ribeirão, construindo uma estalagem para atender boiadeiros que usavam aquela paragem para descansar, alimentar e pernoitar tornando-se referência para os usuários daquela trilha, com o nome de Camacho onde começou a surgir um aglomerado de casas.

José Arantes se juntou a outros fazendeiros da região doando uma boa extensão de terras para formação do patrimônio e construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Com o crescimento do arraial de Camacho foi criado o distrito em 1885 com o nome de Nossa Senhora das Dores do Camacho, sob jurisdição da cidade de Itapecerica, da qual se desmembrou em 30 de dezembro de 1962, para se elevar a categoria de cidade com o nome de Camacho.

Hoje, novembro de 2024, o município de Camacho conta com uma população de aproximadamente 3.000 habitantes, com um domínio territorial de 222,218Km², em altitude de 965m e é banhado pelo ribeirão Santana que pertencem a bacia do Rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Camacho são: Itapecerica, São Francisco de Paula, Candeias e Formiga.

A base da economia do município de Camacho é a agropecuária e prestação de serviços.

A pecuária leiteira, busca se atualizar com frequência as técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos para o aumento da qualidade e quantidade na produção, mas o café é o produto de destaque no município para atender as demandas nacionais e internacionais. No município também se produz grãos, frutas e hortigranjeiros principalmente para atender as necessidades do município comercializando o excedente em centrais de abastecimentos.

Os lugares mais visitados no município de Camacho são: Paróquia Nossa Senhora das Dores, Igreja Nossa Senhora do Rosário, pescaria e banhos em rios e cachoeiras entre outros.