Sete Lagoas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Sete Lagoas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Sete Lagoas, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Sete Lagoas está a 75 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela Linha Verde seguindo pela MG 424 ou pela BR 040.

A passagem pela região onde é hoje a cidade de Sete Lagoas, João Leite da Silva Ortiz, comandante da comitiva de Fernão Dias Paes Leme, prospectando minerais preciosos não teve muito êxito, mas se encantou com as belezas naturais e mesmo sem a carta da sesmaria de Sete Lagoas se fixou na região.

Antônio de Pinto Magalhães comprou as posses de João Leite Ortiz e a Coroa portuguesa formalizou a concessão da sesmaria a ele que desempenhou um papel relevante no desenvolvimento da região.

Por se aliar aos revoltosos contra as mudanças políticas e sociais da época, Antônio de Pinto Magalhães foi executado e sua sesmaria foi transferida para o padre Joaquim de Souza.

As mudanças partiram da Coroa Portuguesa, em 1702, determinando a organização das explorações das minas pelo Regimento das Terras Minerais que entre muitas outras exigências a exploração de ouro e pedras preciosas seriam taxadas com o “Quinto”, ou seja, 20% da produção seria da Coroa Portuguesa.

Para êxito das exigências do Regimento das Terras Minerais foram instalados postos de controle “quartéis” em várias localidades de Minas Gerais e um destes quartéis foi criado em Sete Lagoas.

Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” comandou a guarnição militar do quartel de Sete Lagoas de 1780 a 1781 para fiscalizar, receber o “quinto” e patrulhar estradas para evitar o contrabando.

Em 1841 Sete Lagoas se elevou a distrito de Santa Luzia, se desmembrando para se tornar município em 24 de novembro de 1867.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Sete Lagoas conta com uma população se aproximando de 228.000 habitantes, com um domínio territorial de 536,928 Km², em altitude de 766m e é banhado por córregos afluentes do Ribeirão Jequitibá e Ribeirão São João, que são afluentes do Rio das Velhas e pertencem a Bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Sete Lagoas são: Jequitibá, Funilândia, Prudente de Morais, Capim Branco, Esmeraldas, Inhaúma, Paraopeba, Caetanópolis e Araçaí.

A base da economia de Sete Lagoas é a mineração, indústrias, agropecuária e prestação de serviços.

A extração de calcário, mármore, ardósia, argila e areia dividem o protagonismo com a produção de ferro-gusa.

O turismo também tem uma participação significativa com visitantes em suas inúmeras grutas como a do Rei do Mato, lagoa como a do Paulino no centro da cidade, casarões como o do Centro Cultural Nhô Quim Drummond, a serra de Santa Helena com rampa para voo livre, parques, museus, Shopping e a arena do Jacaré.

Aos turistas o Cat JK – Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek, para todo e qualquer tipo de apoio e orientação aos visitantes da cidade.

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para facilitar as pesquisas dos nossos espectadores, que queiram visitar a sua cidade.