Nova Serrana, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Nova Serrana, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Nova Serrana na Região Centro Oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Nova Serrana é feito pela rodovia BR 262 entre as cidades de Pará de Minas e Bom Despacho, distante da Capital Belo Horizonte por 124 Km.

O município de Nova Serrana nasceu nos sertões de Minas Gerais em local nominado por “Cercado” na trilha que ligava São Paulo as regiões produtoras de ouro de Minas e Goiás, muito usada por garimpeiros contrabandistas. Na época, século XVII, todas as atenções de exploradores e governos eram voltadas para áreas de produção de ouro e onde não existiam lavras era tratado como sertões.

Cercado era o termo que se dava as estalagens com curral, um ponto de apoio para viajantes, que surgiram nos sertões de Minas.

A região do Cercado onde originou a município de Nova Serrana era habitada por povos originários da nação Cataguases, bravos guerreiros que não se deixavam escravizar, aterrorizando os primeiros exploradores que tentavam se instalar e por isso muitas fazendas e locais da região tinham nomes ligados ao termo “Conquista”.

O local, no século XVIII, foi tomado por escravos fugitivos, tratados por quilombolas formando quilombos como o da Saúde, Lambari ou dos Coqueiros.

O Cercado próximo a Fazenda Barra Grande, em 1869, deu início a formação do povoado na barra do Macuco, que pertencia ao município de Pitangui.

Nas fazendas se produzia algodão, mandioca, fumo e cana-de açúcar para atender as demandas das áreas mineradoras, mais tarde com a introdução de pastagens por famílias portuguesas como a dos Pinto da Fonseca, Rodrigues de Carvalho e Soares Silva iniciando a pecuária e consequentemente produzindo couros para reparos e fabricação de selas, botas e sapatos.

João Soares Vieira foi o pioneiro a fabricar botas seguido por outro morador do Cercado de Pitangui, em 1844, Antônio Ferreira de Carvalho.

O Distrito de Cercado de Pitangui se desmembrou de Pitangui se elevando a município de Nova Serrana em 12 de dezembro de 1953.

Hoje, junho de 2024, o município de Nova Serrana conta com uma população se aproximando de 106.000 habitantes, com um domínio territorial de 282,472 Km², em altitude de 733m e é banhado pelo ribeirão da Fartura e rio Pará que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Nova Serrana são:  Conceição do Pará, São Gonçalo do Pará, Divinópolis, Perdigão, Araújos e Leandro Ferreira.

A base da economia do município de Nova Serrana tem a produção de calçados esportivos como protagonista de sua receita. O uso de tecnologias na fabricação e materiais sintéticos de qualidade permitem oferecer produtos a preços populares. Entre fábricas e facções em material sintético e couro são produzidos aproximadamente 80 milhões de pares de calçados por ano, se colocando como o terceiro polo calçadista do país.

Além do grande fluxo de visitantes por interesses comerciais o município conta com atrativos naturais como a Serra da Capelinha e urbanos como a Igreja e praça da Matriz, igreja do Rosário, praças e jardins com uma excelente estrutura em hospedagens e restaurantes.

Os principais eventos no calendário de Nova Serrana são: Aniversário da Cidade, Festa do Padroeiro São Sebastião, Feira do Calçado e da Moda, Festa do Migrante, Feira de Máquinas e Componentes para Calçados, Festa do Reinado e Jogos da Amizade Intercolegial.

Outras festas populares e comemorações religiosas se somam aos motivos para você passear, morar ou investir em Nova Serrana.