Taquaraçu de Minas, MG
História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.
Taquaraçu de Minas, MG – História, mapas, população, produtos, vídeo e fotos.
A cidade de Taquaraçu de Minas, sua história, mapas, população e produção é o tema deste vídeo.
A distância de Taquaraçu de Minas para a capital Belo Horizonte é de 70 Km e o acesso é pela rodovia BR 381 e seguir pela MG 900.
A história da ocupação de terras em Minas Gerais tem como origem as expedições dos bandeirantes, que partiam principalmente de São Paulo a procura de ouro e metais preciosos.
Com a descoberta de grandes jazidas em Mariana e Ouro Preto, no final dos anos de 1600, as expedições se intensificaram, não só por expedições coordenadas pela coroa portuguesa, mas também por civis em busca de riqueza que formavam seus grupos de mineradores e escravos seguindo as trilhas deixadas pelos bandeirantes ou criando as próprias.
Tanto os grupos civis quanto as expedições dos bandeirantes sofriam ataques frequentes dos nativos por onde passavam causando baixas por morte, deserções e fugas de escravos de suas comitivas. Estrategicamente, pelo caminho, também era montado acampamentos e atraídos pelas terras férteis alguns ficavam para plantar e dar suporte as expedições.
Dessa forma muitos povoados nasceram e se desenvolveram como a cidade de Taquaraçu de Minas que em meados dos anos de 1600, com um povoado se formando e servindo de apoio a tropeiros, foi construída uma capela à Nossa Senhora da Penha que em 1803 em uma região próxima se ergueu uma nova Capela dedicada ao Santíssimo Sacramento e reconhecido como Arraial de Taquaraçu de Cima pertencendo a Caeté.
A emancipação se deu em 30 de dezembro de 1962 com o nome de Taquaraçu de Minas com um domínio territorial de 329,36 Km2, com altitude de 728m e uma população em julho de 2023 próxima de 4.500 habitantes.
É banhada pelo rio Taquaraçu, afluente do rio Das Velhas que pertencem a bacia do rio São Francisco.
Os municípios confrontantes são: Jaboticatubas, Nova União, Caeté, Sabará e Santa Luzia.
O nome Taquaraçu é de origem da língua Tupi que significa “Taquara Grande”
A agropecuária é a base da economia do município produzindo banana (exportação), milho, cana de açúcar, arroz, feijão, leite e consequentemente queijo.
A cidade de Taquaraçu de Minas além das festas populares e manifestações religiosas ainda é muito visitada por suas trilhas para todos os gostos.
Se você, que é da região, quiser corrigir ou adicionar alguma informação, use a sessão de comentários. Você pode também escrever sobre seu restaurante, pousada ou produtos que os nossos espectadores, possam precisar em suas visitas.