Guapé, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Guapé, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Guapé que se localiza na região Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a Guapé é feito pela MG 170 ou pela MG 050 entrando por Pimenta pela MG 170 ou ainda passando por Capitólio com travessia de balsa no Lago de Furnas. A cidade que fica a 289 Km da Capital Belo Horizonte.

Os povos originários que habitavam a região onde é hoje a cidade de Guapé eram da nação Cataguá, tradicionalmente guerreira e indomável que inibia as intenções de quem ousasse a cruzar seu território.

O fidalgo europeu Lourenço Castanho conquistou a confiança dos indígenas passando a permitir o trânsito em seu território que aos poucos foi sendo invadida para instalações de fazendas.

Em 1839, José Bernardes Ferreira Lara, proprietário de grande extensão de terras local e sua esposa Esméria Angélica da Pureza, Felisberto Martins Arruda e sua esposa Cândida Soares do Rosário doaram terras para a construção da capela dedicada a São Francisco de Assis iniciando no entorno da capela o arraial que em 1920 foi elevado a distrito de Dores da Boa Esperança com o nome de São Francisco do Rio Grande.

Em 7 de setembro de 1923 o distrito de São Francisco do Rio Grande se desmembra de Piumhi e se eleva a município com o nome de Guapé.

Com a construção da Barragem que iria formar o Lago de Furnas boa parte da cidade de Guapé iria ficar submersa inundando 206Km² de seu domínio territorial. As indenizações foram subvalorizadas tanto na zona rural quanto na urbana além do impacto cultural que não poderia ser quantificado.

O nome de Guapé tem origem em uma planta aquática que se agrupa formando caminhos sobre as águas muito comum em lagos e represas e este nome foi dado a cidade muito antes de se ter a necessidade da construção da Barragem de Furnas.

A cidade foi relocada (caminhou sobre as águas) para um ponto mais alto, próximo, mas sem risco de ser atingido pelas águas, em uma formação tipo península no Lago de Furnas.

Hoje, março de 2024, o município de Guapé conta com uma população se aproximando de 15.000 habitantes, com um domínio territorial de 934,598 Km², em altitude de 771m e é banhado por córregos que deságua no Lago de Furnas e pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Guapé são: Formiga, Cristais, Boa Esperança, Ilicínea, Carmo do Rio Claro, São José da Barra, Capitólio, Piumhi e Pimenta.

A base da economia de Guapé é a agricultura com destaque para a produção de café, milho, arroz e feijão.

A produção de cachaça artesanal tem tradição e grandes marcas produzidas no município.

O município também produz pedras decorativas (Quartzito).

O Lago de Furnas banha o centro do município e praticamente todos os lados de seus limites do proporcionando um clima ameno e com vistas que se confundem com o litoral brasileiro.

No Lago se pratica pescas esportivas, passeios, esportes náuticos e a ligação com algumas cidades como Capitólio e Cristais são feitos por balsa fazendo da viagem momentos de contemplação das belezas naturais.

Em Guapé também se pratica voos livres, rapel, escaladas e o município conta com uma estrutura de restaurantes, hotéis e pousadas para todo gosto.

O Ecoturismo oferece trilhas, riachos, cachoeiras e matas nativas como a do Parque Ecológico do Paredão com estrutura para receber visitantes com restaurante, estacionamento e área para camping.

As festas populares e comemorações religiosas são sempre muito frequentadas com shows, feiras, barraquinhas com artesanato e comidas regionais.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.