Maripá de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Maripá de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Maripá de Minas na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Maripá de Minas é feito a partir da BR 267 entre as cidades de Guarará e Argirita. A cidade de Maripá de Minas está a 320Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

O povoado que deu origem a cidade de Maripá de Minas começou a se formar em 1850, nas margens do Córrego do Meio, em terras que pertencia a fazenda do senhor Domingos Antônio de Oliveira que doou parte de suas terras para construir uma capela e criar o patrimônio da Diocese que na época era jurisdição da vila de São João Nepomuceno.

Os primeiros moradores do Arraial do Córrego do Meio foram Domingos Ferreira Marques e sua esposa Feliciana Francisca Dias e mais tarde Gervásio Antônio da Silva Pinto, José Antônio de Oliveira e João de Araújo Moreira, se instalando no entorno da capela da Fazenda do Córrego do Meio.

Em 1890 o arraial do Córrego do Meio passou a se chamar Maripá e integrado ao município de Mar de Espanha e transferido em 1891 quando se elevou a distrito do município de Guarará.

O nome Maripá tem origem na língua dos povos originários da região que significa “O pouso das coisas”.

O distrito se desenvolveu com a chegada de negros livres, imigrantes franceses, italianos e sírios se dedicando as atividades agrícolas, principalmente com a cultura da cana de açúcar.

O distrito de Maripá se desmembrou de Guarará em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a categoria de município com o nome de Maripá de Minas.

Maripá de Minas não tem distritos criados, mas existem 3 comunidades: Serra, Grota e Bonsucesso.

 

População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:

Hoje, agosto de 2025, o município de Maripá de Minas conta com uma população de aproximadamente 3.387 habitantes, com um domínio territorial de 77,338Km², em altitude de 535m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado por córregos e ribeirões que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Maripá de Minas são: Argirita, Senador Cortes, Mar de Espanha, Guarará, Bicas, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno.

Economia:

A base da economia do município de Maripá de Minas é a agropecuária e prestação de serviços.

 

O município de Maripá de Minas tem um farto acervo histórico com casarões, igrejas e fazendas centenárias e muito bem conservadas onde os visitantes podem conhecer e experimentar uma viagem ao passado além conhecer e se deliciar da culinária regional.

 

Sabe aquela sensação de segurança que sentimos quando estamos em família ou com amigos verdadeiros, isso acontece pelos anos de convívio, participação, conhecimento e respeito as virtudes e limitações de cada um. As cidades que nascemos ou moramos podem também provocar as mesmas sensações se conhecermos suas origens, suas virtudes, suas limitações e, se participarmos, deixaremos um pouco de nós, nos tornando um pouco delas.

Para enfatizar este pensamento faço uso de uma frase da música Prelúdio do baiano maluco beleza Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho”.

Eu compreendo a atração que o glamour das cidades milenares da Europa ou as suntuosas norte-americanas que parecem querer compartilhar seus sonhos com imigrantes, mas uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza, conhecendo nossa origem estaremos mais preparados para fazer escolhas melhores para o nosso futuro.