Leandro Ferreira, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Leandro Ferreira, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Leandro Ferreira na Região Centro Oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Leandro Ferreira é feito pela rodovia BR 262 entre as cidades de Nova Serrana e Bom Despacho com mais 18 Km por estrada asfaltada que começa logo após a cidade de Nova Serrana e está a 146 Km da Capital Belo Horizonte.

Com a passagem dos exploradores bandeirantes pela região no final do século XVIII, quando descobriram as lavras de Pitangui, muitas famílias começaram a povoar os sertões de Minas em torno das áreas mineradoras para se dedicar a produção agrícola e atender as demandas por alimentos que cresciam exponencialmente.

Leandro Ferreira da Silva formou a primeira fazenda da região e o local era conhecido por “Moinho de Leandro Ferreira”.

O fazendeiro Leandro Ferreira da Silva doou o terreno para a construção da capela dedicada a São Sebastião onde em seu entorno começou a se formar o povoado a partir das famílias Ferreira da Silva, Corrêa de Lacerda, Gomes e Ribeiro.

A região onde se desenvolveu o município de Leandro Ferreira tinha todas as condições para se formar um povoado. Muita água servida pelos rios Pará e Lambari, terras de excelente qualidade, matas com madeiras de lei para se levantar as edificações e clima muito agradável, que pertencia a cidade de Pitangui que foi desmembrada para criar o município de Conceição do Pará originando o distrito de Leandro Ferreira.

Em 1º de março de 1963 o distrito de Leandro Ferreira se desmembra de Conceição do Pará se elevando a município.

Hoje, junho de 2024, o município de Leandro Ferreira conta com uma população se aproximando de 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 355,221 Km², em altitude de 700m e é banhado pelos rios Pará e rio Lambari que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Leandro Ferreira são:  Pitangui, Conceição do Pará, Nova Serrana, Araújos, Bom Despacho e Martinho Campos.

A base da economia do município de Leandro Ferreira é a agropecuária e prestação de serviços.

O município é considerado pelo IPHAN como Sítio Arqueológico onde foram  encontrados vários objetos dos povos originários, inclusive urnas mortuárias.

O turismo do município tem a natureza com montanhas, rios, cachoeiras que atraem muitos amantes da natureza, praticantes de esportes radicais e pescadores como o rio Pará e Lambari, Cachoeira do Sapateiro, Cachoeirão, do Funil e Cascata do ribeirão Areias.

Entre os atrativos urbanos tem o museu e o túmulo do milagroso Padre Libério que tem seu processo de Beatificação em andamento.

Entre os principais eventos no município tem a Festa do Padroeiro São Sebastião, Aniversário da cidade, Sábado de Aleluia, Boi Chitão e Queima do Judas, Aniversario de Morte do Padre Libério e Festa de Nossa Senhora do Rosário ou Festa do Reinado.

Uma terra de gente simples e acolhedora que promove grandes eventos populares, culturais e religiosos com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanatos, bons motivos para você passear, morar ou investir em Leandro Ferreira.