Ouro Preto - MG
Sua história, população, estradas, mapa ilustrativo e referências.
Ouro Preto - MG
A cidade de Ouro Preto, se localiza a 101 Km de distância da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e neste vídeo apresentamos um resumo de sua história, população, estradas, mapa ilustrativo, referencias geográficas, hídricas, culturais e econômicas.
Os Bandeirantes que tinham a missão de encontrar jazidas de ouro, pedras preciosas e escravizar os nativos na região da Capitania de Itanhaém onde hoje é Minas Gerais, tinham o objetivo de chegar até o Rio das velhas, se orientando pelos picos Itacolomi e Itatiaia.
Passaram por Tripuí, onde outras expedições teriam encontrado o afamado ouro preto e seguiram, se dando conta da presença de aventureiros enlouquecidos, atraído pela riqueza pelo descobrimento de ouro na região que tratavam por Minas, seguindo pelas trilhas deixadas pelos bandeirantes, causando preocupações de contaminações e desvios de produção, formando muitos arraiais na região.
A preocupação pelo crescimento e falta de controle, fizeram transformar os arraiais das Minas em distritos e estes pertencentes a Vila Rica, fundada em 1.711.
Pelo direito da época, o Rei era senhor do solo e subsolo. Aos autorizados a explorar o ouro na região se cobraria o “Quinto” (20% da produção) e em cada distrito teria um Guarda-mor com Escrivão, Tesoureiro e Oficiais para organizar e fiscalizar as áreas de produção.
Os Registros contam que em 1730 o município de Vila Rica contava com mais de 40.000 habitantes e era o município de maior população do Brasil.
Logo após a independência do Brasil, em 1.823, D. Pedro I oficializou Vila Rica como capital da província das Minas Gerais, designada como Imperial Cidade de Ouro Preto e assim permaneceu até 1.987 com a mudança da Capital de Minas Gerais para Belo Horizonte.
Hoje, junho de 2023, Ouro Preto tem uma população de 75.000 habitantes aproximadamente, com domínio territorial de 1.245,8 Km2, com altitude média de 1.000m na parte urbana.
No município de Ouro Preto estão as nascentes dos Rios da Velha, Piracicaba, Gualaxo do Norte e do Sul, ribeirão do Funil e os municípios confrontantes são: Belo Vale, Moeda, Itabirito, Santa Bárbara, Mariana, Piranga, Catas Altas da Noruega, Itaverava, Ouro Branco e Congonhas.
O Cerrado é o bioma predominante do município, mas conta também com grande área do bioma de Mata Atlântica, com Araucárias, Candeias e campos rupestres.
Ouro Preto ainda tem na mineração e Indústrias metalúrgicas com significativa participação em sua economia, mas o turismo é predominante.
Reservas ecológicas e Parques estaduais abrigam nascentes e cachoeiras com trilhas pelas matas nativas muito visitada, assim como o Parque Estadual próximo ao distrito de São Bartolomeu, a Estação Ecológica Estadual de Tripuí que é mantida pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais) e o Horto dos Contos.
A Universidade Federal de Ouro Preto, o Instituto Federal de Minas Gerais e outras unidades de educação e cultura de Ouro Preto, atraem muitos estudantes de várias regiões do país e do exterior que montam suas repúblicas e fortalecem as tradições interagindo com todos e tudo mais entre o antigo e o moderno, o empírico e o tecnológico, a concentração nos estudos e a descontração de suas festas.
As ruas e edificações de Ouro preto se tornaram conhecida como um “museu a céu aberto”, onde as edificações coloniais são mantidas em tacto e contam da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
As majestosas e incontáveis igrejas, ricamente decoradas por objetos, joias e obras de artistas brasileiros como Aleijadinho e Ataíde.
A Praça Tiradentes, que era conhecida como Morro de Santa Quitéria foi local escolhido para expor a cabeça do mártir da Independência, Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, em 1.792.
Certamente a cidade tem muito mais para ser mostrado e por isso convido você que é da região, a completar nos comentários, as informações que o nosso visitante poderia ser motivado a visitá-la. Fale do seu restaurante, pousada, comércio ou prestação de serviços assim como as belezas naturais, festas e eventos que estão por acontecer.