Engajamento no Canal do YouTube

Segredo de Sucesso

Engajamento no Canal do YouTube

A palavra “Engajamento” era uma expressão usada, com mais frequência, na área militar quando o indivíduo se alistava para servir as forças armadas, aceitando e se comprometendo com as condições definidas por aquele órgão.

Hoje se tornou mais popular nas empresas e áreas de marketing para definir o interesse, a fidelidade, a frequência, a interatividade e a satisfação de indivíduos em suas atividades sociais, comerciais e empresariais.

Então daremos foco do “Engajamento” ao nosso tema YouTubers.

Um indivíduo pode acessar o seu canal por vários motivos:

Um pedido pessoal a parentes e amigos;

Distribuição de cartões e folhetos;

Links em redes sociais e site;

Publicidade digital;

Palavras chave em buscas no YouTube.

O nome do seu canal, a descrição e as palavras chaves editadas, já podem ser um obstáculo ou facilidade para acessá-lo, conforme comentamos em vídeos anteriores, mas ao acessar o canal, seu visitante vai observar a harmonia da apresentação e a qualidade do audiovisual disponibilizado e que poderão despertar:

Interesse – Se aprovar, certamente se inscreverá.

Fidelidade – Ao se identificar com o conteúdo ele ativará o sininho para receber notificações de novas postagens.

Frequência – Ao se inscrever e ativar o sininho ele será um visitante assíduo.

Interatividade – Quando o visitante se interessa pelo conteúdo ele fará comentários.

Satisfação – O clique no Like (Curtir) e ou compartilhamento de postagens é um sinal declarado de satisfação àquela postagem.

Mas é o conjunto destes itens que definirão o Engajamento de seus visitantes e, tudo isto, é monitorado por “algoritmos” em cada ação e reação em seu canal. No próximo vídeo falaremos sobre os algoritmos.

Para exemplificar Engajamento, podemos afirmar, que um canal será avaliado a partir de seus visitantes que:

Entram no canal e quantos se inscrevem;

Quantos visitantes inscritos ou não retornam e com qual frequência;

Quanto tempo de cada vídeo é realmente assistido;

Quantos visitantes comentam nas postagens e quantos são respondidos;

Quantos Likes e compartilhamentos uma postagem recebe e, por quanto tempo esta foi assistida.

É muito comum uma só postagem atingir milhares de visualizações e mesmo assim o canal não decolar.

Um canal precisa ser estável e criar rotinas de postagens para que os seus usuários possam se adaptar e também criar seus hábitos para assisti-lo.

E por isso agora eu vou falar o que eu já disse antes (lembrei do Raul Seixas),

Isso dá trabalho, mas continua muito divertido.