Cana Verde, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Cana Verde, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Cana Verde que se localiza na região Sul de Minas Gerais, filmado em solo pelas ruas, estradas rurais e urbanas, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O acesso a Cana Verde é feito pela rodovia BR 354 e fica a 225 Km da Capital Belo Horizonte.
O primeiro a desbravar as terras onde é hoje o município de Cana Verde foi o Bandeirante Romão Fagundes do Amaral prospectando ouro nas margens do rio Jacaré e se encantou com a região a qual solicitou a posses por sesmarias, concedidas pelo rei de Portugal.
Romão Fagundes chamou seu escriturário português Manuel Fernandes Airão para ajuda-lo a desenvolver um povoado no local.
A Influencia de Manuel Fernandes atraiu outros interessados que chegaram para se instalar e formar suas fazendas.
No local, as margens do rio Jacaré, começou a formar o povoado de Matosinhos do Jacaré, com algumas casas construídas por famílias que trabalhavam nas lavouras e criação de gado da região e um grande rancho onde tropeiros descansavam e se alimentavam.
O povoado era a ligação entre a cidade de Lavras e o Oeste Mineiro.
Dona Maria do Rosário, fazendeira e senhora de muitos escravos, tinha um canavial novo, onde resolveu construir uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus.
O povoado foi crescendo e chegando mais famílias para formar fazendas ou prestar serviços se instalando no arraial. Chegaram as famílias do capitão João Freire, Sr. Cipriano e João Turco que montaram comércio e outros das famílias Bastos, Freire, Cipriano, Anastácio, Monteiro, Neves e Garcia que foram formando novas famílias com os casamentos estre elas.
Em 1864 o arraial se elevou a distrito de Campo Belo com o nome de Senhor Bom Jesus de Cana Verde e em 1923 passou para a jurisdição de Perdões com o nome de Cana Verde.
Em 30 de dezembro de 1962 se desmembrou de Perdões para se elevar a município de Cana Verde.
Hoje, março de 2024, o município de Cana Verde conta com uma população se aproximando de 6.000 habitantes, com um domínio territorial de 212,367 Km², em altitude de 700m e é banhado pelo rio Jacaré e córregos que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Cana Verde são: Santana do Jacaré, Perdões, Nepomuceno e Campo Belo.
A base da economia de Cana Verde é a agropecuária e prestação de serviços.
O município produz café, frutas, cereais e legumes que representam o setor que mais contribuem para a receita do município.
As belezas naturais dos rios, cachoeiras e o acesso ao Lago de Furnas em suas extremidades, atrai muitos visitantes para a cidade, assim como suas festas populares e comemorações religiosas são bons motivos para você passear, morar ou investir em Cana Verde.
O Canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.




