Chalé, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Chalé, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Este vídeo é uma apresentação do município de Chalé filmado em solo e voo panorâmico com drone, narrado com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de Chalé pertence a Região do Vale do Rio Doce, está a 355 Km da Capital Belo Horizonte.
O acesso a cidade de Chalé a partir da Cidade de Lajinha é feito em rodovia asfaltada por 16 Km.
O povoado que recebeu o nome de rio São Domingos começou a se formar em 1891 com a chegada das famílias de João Ambrósio Ribeiro, José Ambrósio Ribeiro e Manoel Ferreira Brandão ocupando terras as margens do rio São Domingos de excelente fertilidade e propícias para a formação de lavouras.
As condições favoráveis atraíram outras famílias como as de Manoel e Antônio Felisberto Pereira Alvim, José Maria Gomes Junior, coronel Francisco Januário Gomes e Manoel Aquino Xavier, todos com conhecimento e experiencia em produção agrícola.
Em 1929 o povoado mudou de nome para Chalé, por existir na região um chalet, construção de madeira em estilo suíço que se tornou referência para viajantes que passavam que pela região e pertencia a cidade de Manhuaçu.
Em 1938 Chalé foi transferido para o recém-criado município de Lajinha e em 01 de março de 1963 se desmembrou se elevando a município.
Hoje, janeiro de 2024, o município de Chalé conta com uma população se aproximando de 6.000 habitantes, com um domínio territorial de 212,513 Km², em altitude de 370m, é banhado pelo ribeirão São Domingos que pertencem a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com Chalé são: Mutum, Lajinha, Durandé, São José do Mantimento e Conceição de Ipanema.
A economia de Chalé se baseia na agropecuária e prestação de serviços.
Chalé é uma pequena cidade cercada de montanhas com uma energia mágica e contaminante que não dá vontade de sair e quando longe parece nos atrair para querer voltar.
As festas populares e as comemorações religiosas com música, barraquinhas de comidas regionais e artesanatos completam os motivos para você querer conhecer, morar ou investir em Chalé.
O Canal Naeco faz postagens de cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo, mas sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.
As informações neste vídeo serão atualizadas periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, possam ser motivados a conhecer, morar ou investir em sua cidade.