Campo Belo, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Campo Belo, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Campo Belo que se localiza na região Sul de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a Campo Belo é feito pela rodovia BR 354 e BR 369. A cidade fica a 220 Km da Capital Belo Horizonte.

Os bandeirantes quando exploraram a região onde é hoje o município de Campo Belo, abrindo caminhos entre as minas de ouro e a capitania de São Paulo, pelo caminho encontraram resistência dos povos originários Cataguases da etinia Tupi. Os indígenas foram expulsos ou escravizados pelos colonizadores.

No início da formação de povoados na capitania de Minas Gerais (século XVII), as categorias dos municípios eram as Comarcas que abrangiam muitas Vilas e estas abrangiam muitos arraiais ou povoados.

O Quilombo do Ozório foi o primeiro agrupamento de casas na região onde é hoje o município de Campo Belo. Ele começou a se formar por negros fugitivos dos seus senhores se refugiando na densa mata da região liderados por Ambrósio Rei.

O quilombo chegou a ter mais de 15.000 habitantes com 3.000 casas, sendo extinto em 1743 por milícia armada por ordem da Coroa Portuguesa.

As terras na região do município de Campo Belo começaram a ser ocupadas por concessão de sesmarias concedidas pela Coroa Portuguesa a partir de 1770. A primeira para Catarina Maria de Jesus, conhecida como Catarina Parreira, a sesmaria de águas Claras.

Catarina contribuiu para a construção da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a primeira de Campo Belo.

O povoado que se formou no entorno da igreja, se desenvolveu rapidamente se elevando a categoria de distrito em 1818 com o nome de Ribeirão São João em homenagem ao rio que cortava a região.

Em 1848 o distrito foi elevado a categoria de Vila com o nome de Campo Belo, mas em 1850 foi revogado.

Em 23 de dezembro de 1884 se desmembrou de Itapecerica para se elevar definitivamente a município de Campo Belo.

Hoje, abril de 2024, o município de Campo Belo conta com uma população se aproximando de 53.000 habitantes, com um domínio territorial de 528,225 Km², em altitude de 945m e é banhado por rios e córregos que desaguam no Lago de Furnas e pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Campo Belo são: Santana do Jacaré, Cana Verde, Nepomuceno, Aguanil, Cristais e Candeias.

A cidade de Campo Belo se formou por índios, negros angolanos e europeus em atividades agropecuárias e mais tarde os libaneses se dedicaram as atividades comerciais.

A base da economia de Campo Belo é a agropecuária com o café, produção de carne e leite, principalmente.

A cidade tem uma planta de indústrias bem acima da média na região e o comércio é forte e diversificado se tornando o polo de compras da região.

A estrutura de hotéis e restaurantes é suficiente e de qualidade para atender a todo tipo de gosto ou exigência.

A proximidade do Lago de Furnas, os rios, cachoeiras e a natureza exuberante oferecem muitas opções de lazer e passeios.

Campo Belo faz parte do circuito turístico Grutas e Mar de Minas e os principais locais a serem visitados são: Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Praça Cônego Ulisses e Praça Menotti D’Áurea, Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Campo Belo, velha matriz, Conjunto Arquitetônico da Rede Ferroviária Federal, Praça dos Expedicionários, Fundação Casa da Cultura, Igreja São Sebastião entre outros.

O Canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.