Pedrinópolis, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pedrinópolis, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais com o objetivo de dar a oportunidade a todos que não dispões de recursos, condições físicas para viajar ou   para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 para ajudar a cumprir esta meta, que também ajudará a divulgará a sua cidade.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Pedrinópolis no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Pedrinópolis é feito pela rodovia BR 262 entre os trevos das cidades de Perdizes e Santa Juliana com + 9 Km em asfalto até o centro da cidade que está a 437 Km da Capital Belo Horizonte.

A origem do município de Pedrinópolis tem início em terras que eram habitadas por povos originários que tinham conhecimentos avançados em fabricação de cerâmica, fato comprovado por escavações de grupos de arqueólogos que estudaram a região, mas em 1880, escravos fugitivos de fazendas do triângulo, começaram a formar ali, um agrupamento que se tornou conhecido por Várzea dos Creolos.

Com o final da escravidão várias trilhas se cruzavam na Vázea dos Creolos que passou a servir de apoio aos tropeiros, garimpeiros, romeiros e comitivas de nobres como Dona Beija, atraindo novas famílias que foram se instalando se transformando em povoado que pertencia ao distrito de Santa Juliana sob jurisdição da cidade de Araxá.

Em 1948 Várzea dos Creolos se elevou a distrito de Santa Juliana que se desmembrou de Araxá com o nome de Pedrinópolis.

O nome Pedrinópolis foi dado para homenagear o Coronel Pedro Rodrigues que era chamado carinhosamente pelo apelido de Pedrinho. A popularidade de Pedrinho se deve ao tratamento respeitoso que ele e sua família dispensavam aos seus escravos.

Em 01 de março de 1963 Pedrinópolis se desmembra de Santa Juliana e se eleva a município.

Em 1980 Pedrinópolis começa a receber muitos imigrantes do sul do Brasil, para desbravar os cerrados, com muita experiência na produção de cereais como o soja e milho, impulsionando o desenvolvimento do recém-criado município.

Hoje, agosto de 2024, o município de Pedrinópolis conta com uma população se aproximando de 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 367,689 Km², em altitude de 933m e é banhado por rios e córregos que desaguam na represa de Nova Ponte, que pertencem a bacia do rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pedrinópolis são: Iraí de Minas, Perdizes, Santa Juliana e Nova Ponte.

A base da economia do município de Pedrinópolis é a agropecuária e prestação de serviços. No município se produz café, uva de mesa, cana de açúcar, feijão, batata, cenoura, carne bovina, suína e aves. A pecuária de leite também tem resultados expressivos na carteira do município.

No turismo Pedrinópolis encanta os visitantes com suas ruas de paralelepípedos, praças, igrejas e casarões. Na zona rural as fazendas, o lago da represa de Nova Ponte, o rio e cachoeiras são atrativos para pescadores, praticantes de canoagem, esportes náuticos e trilhas.

O povo festeiro e hospitaleiro também tem uma agenda de eventos culturais, festas populares e comemorações religiosas que podem lhe motivar a passear, morar ou investir em Pedrinópolis.