Caiana, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Caiana, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Caiana, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O município de Caiana está a 354 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela rodovia MG 111 seguindo pela BR 482.
O arraial de São João do Rio Preto foi o povoado que deu origem a cidade de Caiana. A chegada de imigrantes principalmente portugueses na região, em 1878 adquirindo terras para formar lavouras de café e milho.
Os primeiros a se fixar foram Antônio José Moreira (Moreirão), João Cabral de Almeida, irmãos Peixoto e Lacerda, Ângela Biondini (italiana) e Sebastião Coelho, entre outras famílias que se tornaram tradicionais como a família Rosa, Valadão, Gripp (alemã) e Lagares (italiana).
Em 1858, em terras doadas por Esméria Toledo, Manoel Pinheiro construiu sua casa e a igreja dedicada a São João Batista onde em seu entorno se desenvolveu o povoado de São João do Rio Preto.
Em 1908 o povoado com apenas três casas residenciais começou a receber os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina que possibilitou o transporte dos produtos agropecuários e da exploração de mica, caulim e feldspato.
O povoado começou a receber engenhos e máquinas para beneficiamento dos produtos agrícolas acelerando seu crescimento e atendendo produtores de outras regiões.
Dona Ana Borges, proprietária de uma das três casas do povoado, começou a fornecer lanches para funcionários da ferrovia e tropeiros que passavam pela região, os portugueses quando a chamavam para serem atendidos usava a expressão “vaim-cai, Ana” outras vezes apena “cai, Ana” talvez quisessem dizer “vem cá Ana”, daí uma das razões para o nome dado a cidade.
Em 1925 o povoado foi elevado a distrito pertencendo a Carangola e transferido para Espera Feliz com o nome de Caiana.
Em 30 de dezembro de 1962 se desmembrou de Espera Feliz para se elevar a município.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Caiana conta com uma população se aproximando de 6.000 habitantes, com um domínio territorial de 106,513 Km², em altitude de 750m e é banhado pelo rio São João que pertence a Bacia do Rio Itabapoana.
Os municípios que fazem divisa com o município de Caiana são: Espera Feliz, estado do Espírito Santo, estado do Rio de Janeiro, Faria Lemos e Carangola.
A base da economia de Caiana é a agropecuária e prestação de serviços.
Caiana é uma típica cidade do interior mineiro e a proximidade com os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo que culturalmente tem suas particularidades e expressões que as identificam, não perdendo suas características de “mineira da gema”.
As festas populares e manifestações religiosas são sempre bem frequentadas e o turismo rural é cheio de alternativas e belezas naturais.
Um lugar muito visitado na cidade é a Lavra São Roque que foi descoberta pelo português Antônio Borges Pereira que por muito tempo extraiu Mica em grandes quantidades até ser vendida para um grupo americano e depois passando para outros até chegar ao Sr. Pedro de Oliveira empregando muitas pessoas e exportando Mica e Feldspato para vários estados do país.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos, sua pousada, restaurante ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.