Capim Branco, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Capim Branco, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Capim Branco, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Capim Branco pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 54 km da capital e o acesso a cidade é feito pela Linha Verde seguindo pela MG 424.

A região onde se originou o município de Capim Branco, havia uma estalagem com o nome de Rancho Grande na margem do Córrego da Mata. Ali era rota de tropeiros que aproveitavam para descansar e alimentar seus animais. Nas manhãs quando acordavam era muito comum se depararem com a florada miúda e branca de plantas rasteiras, gramínea muito comum na região, podendo imaginar um extenso tapete.

O local passou a ser referência dos viajantes pelo nome de Capim Branco formando um povoado por famílias que vieram de Pompéu se fixando para prestar serviços nas fazendas da região, formar suas fazendas ou se estabelecer como comerciantes.

Os novos moradores começaram a construir sobrados no morro de Nicolau Mendes e o local era conhecido como Sobrado do Morro.

Em 1891 se elevou a distrito de Santa Luzia com o nome de Capim Brando e em 1923 foi transferido para a jurisdição de Pedro Leopoldo, depois para Prudente de Morais e em 1943 transferido novamente para Matozinhos, do qual se desmembrou em 12 de dezembro de 1953 se elevando a município.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Capim Branco conta com uma população se aproximando de 11.000 habitantes, com um domínio territorial de 94,147 Km², em altitude de 750m e é banhado pelo Ribeirão da Mata afluente do Rio das Velhas que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Capim Branco são:  Prudente de Morais, Matozinhos, Esmeraldas e Sete Lagoas.

A base da economia de Capim Branco é a agropecuária e prestação de serviços.

A tranquila e hospitaleira cidade de Capim Branco tem um povo muito bem-humorado com muito “causos” engraçados que dão origem a um vocabulário que caracteriza a cidade.

Por muitos anos Capim Branco ostentou o título de cidade do alho abastecendo o mercado mineiro e outros estados da união. A atividade era a base da economia do município que promovia festivais anuais que atraiam pessoas de todas as regiões.

Hoje Capim Branco se destaca pela agricultura orgânica e suas festas populares e comemorações religiosas.

O carnaval de Capim Branco tem tradição com o Boi da Manta e desfiles de Escola de Samba. Tem festas juninas, bandas, conjunto musical, serenatas e eventos culturais praticamente o ano todo. “Eita” povo festeiro, sô!

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para facilitar as pesquisas dos nossos espectadores, que queiram visitar a sua cidade.