Abre Campo, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Abre Campo, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
A cidade de Abre Campo está localizada na Zona da Mata de Minas à 220 km da capital Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 entre as cidades de Rio Casca e Matipó.
O povoado que deu origem a cidade de Abre Campo começa em 1.734 com a passagem de uma expedição dos bandeirantes com 70 homens e 50 escravos, comandados pelo conde das Galveias, Matias Barbosa da Silva que nas Escadinhas da Natividade fundou um presídio provisório para conter nativos que habitavam a região e escravos revoltosos.
Em 1.755 José do Vale Vieira foi o primeiro a receber sesmarias e se fixou na região seguido por outros e assim foi formando um povoado.
Em 1850 o povoado foi elevado a distrito com o nome de Abre Campo, subordinado ao município de Ponte Nova.
Em 27 de julho de 1.889 se elevou a cidade com um domínio territorial de 471,055 Km2, com altitude de 548m em bioma de Mata Atlântica e é banhado pelo rio Santana que pertence a bacia do Rio Doce.
Os municípios limítrofes são: Raul Soares, São Pedro dos Ferros, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Jequeri, Sericita, Pedra Bonita, Matipó e Caputira.
A base da economia de Abre Campo é a agropecuária com destaque na produção de café, leite e carnes. A cachaça artesanal de qualidade já é uma tradição da cidade com vários alambiques em produção com mais de 80 anos. A suinocultura também já se destaca na qualidade e quantidade produzida.
A cidade tem muitos atrativos históricos e a natureza oferece muitas opções em trilhas e esportes radicais.
A agenda de eventos da cidade é muito extensa e concorrida, são shows, feiras, exposições, festas populares e comemorações religiosas para todos os gostos.
Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.