Iguatama, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Iguatama, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Iguatama na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Estou usando o caminho mais curto entre Doresópolis e Iguatama por estrada de terra por 33 Km passando pela comunidade de Cunhas, mas o acesso em asfalto para a cidade de Iguatama é feito pela BR 354 entre as cidades de Arcos e Bambuí e a cidade fica a 235 Km da capital Belo Horizonte.

A origem da cidade de Iguatama também se deve ao desbravador Inácio Corrêa Pamplona que foi designado pelo governo da capitania de Minas para exterminar com as aldeias de nativos originários e quilombos de escravos fugitivos que aterrorizavam as comitivas que usavam a Picada de Goiás, assim como impediam a instalação de sesmeiros na região do Alto São Francisco.

Com o sucesso da missão delegada a Inácio Pamplona, filhos e agregados do desbravador receberam sesmarias onde hoje também se encontra o município de Iguatama, mas Faustino Lopes Camargo, membro desgarrado de bandeiras que passaram pela Picada de Goiás, é tido como o primeiro morador ao se fixar com a família, para fazer travessias de tropeiros e comitivas em seu barco, no ponto mais favorável do rio São Francisco, mais tarde a travessia foi assumida pelo governo de minas instalando uma balsa para a travessia que recebeu o nome de Porto Real do São Francisco.

A família de Faustino cresceu e outra foram chegando formando um agrupamento de casas, em um ponto mais alto, em terras doadas por Bernardina Corrêa Pamplona para formação do patrimônio da Igreja a ser construída dedicada a Nossa Senhora da Abadia que foi construída em 1862.

O povoado assumiu o nome de Nossa Senhora da Abadia do São Francisco e em 1891 foi criado o distrito subordinado a cidade de Formiga com o nome de Porto Real de São Francisco, sendo alterado em 1939 para Porto Real e foi transferido para a jurisdição de Arcos.

Em 31 de dezembro de 1943 o distrito de Porto Real se desmembra de Arcos para se elevar a categoria de município com o nome de Iguatama.

Hoje, novembro de 2024, o município de Iguatama conta com uma população de aproximadamente 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 627,819Km², em altitude de 664m e é banhado pelo rio São Francisco que pertence a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Iguatama são: Luz, Arcos, Pains, Doresópolis e Bambuí.

A base da economia do município de Iguatama é a indústria, agropecuária e prestação de serviços.

Iguatama tem todos os predicados para ser a cidade que quiser ser. Terras férteis, clima e topografia excelentes para qualquer atividade agropecuária, reservas em rochas calcárias, é cortada por um dos rios mais importantes do Brasil com possibilidades de navegação por um longo trecho, está no eixo da rodovia BR 354 que liga a BR 381 em Perdões a BR 262 em Campos Altos, além da proximidade da MG 050 que liga Belo Horizonte ao norte do estado de São Paulo.

No turismo a história e suas belezas naturais proporcionam aos visitantes uma infinidade de oportunidade para pesca, trilhas, observação da fauna e flora, esportes náuticos e radicais além de cenários eternizados em muitas fotos de visitantes como o da Carranca na entrada da cidade, antes das pontes.

No meu trabalho preciso pesquisar muito garimpando informações que poderia ser interessante como a “Lenda da Lagoa da Inhuma”, muitos sites comentam existir a lenda, mas em nenhum consegui saber do que se trata, pode ser também que a lenda da Lagoa de Inhuma seja lenda.