Matipó, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Matipó, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
A cidade de Matipó está localizada na Zona da Mata de Minas à 260 km da capital Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 entre as cidades de Abre Campo e o distrito de Manhuaçu, Realeza.
No início dos anos de 1.800, D. Pedro I começou a incentivar o povoamento em Minas Gerais doando terras para serem cultivadas e assim ocupar regiões habitadas por nativos botocudos.
Miguel Monteiro, natural de Catas Altas, conseguiu alguns alqueires em doação e partiu, com dois casais de escravos e dois burros, para se instalar nas margens do Rio Matipoó onde abriu picadas para demarcar sua propriedade. Aos poucos outros iam chegando e se instalando nas redondezas como fazendeiros e comerciantes formando assim um povoado em terras doadas pelo fazendeiro João Fernandes dos Santos para cumprir promessa feita a São João das Esteiras.
Em 1860 o arraial era conhecido como São João do Matipó homenageando São João e o rio Matipoó, nome de origem indígena que poderia significar “Milho em Pó”.
Em 1.884 o arraial é elevado a distrito de Ponte Nova para ser incorporado mais tarde ao município de Abre Campo em 1889.
Em 17 de dezembro de 1.938 se torna município com o nome de Matipó, desmembrado do município de Abre Campo, com um domínio territorial de 277,098 Km2, altitude de 650m, em bioma de Mata Atlântica.
Atualmente, julho de 2023, a população de Matipó se aproxima de 20.000 habitantes e o município é banhado pelo Rio Matipó e pelo ribeirão Santa Margarida que pertencem a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com Matipó são: Caputira, Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Pedra Bonita e Abre Campo.
A base da economia do município é a agropecuária com destaque para a cafeicultura, mas o turismo é significativo pelas belezas naturais de suas montanhas que chegam a 1230m de altitude na serra de Bom Jesus, popularmente conhecida por Serrinha. São muitas cachoeiras e a mais visitada é a Cachoeira dos Lourenços.
Matipó também faz parte do circuito da Rota Imperial uma iniciativa dos governos de Minas e Espírito Santo.
As festas populares, comemorações religiosas, cavalgadas, Shows, Competições esportivas, exposições, bares e restaurantes completam o leque de opções de lazer que a cidade oferece.
Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.