São Francisco de Sales, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São Francisco de Sales, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de São Francisco de Sales na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
A cidade de São Francisco de Sales se localiza no eixo da rodovia MG 255 entre as cidades de Itapagipe e Iturama e está a 695Km da capital Belo Horizonte.
As imagens das estradas e municípios que eu apresento nos vídeos, com média de 12 minutos, dos quais o município de São Francisco de Sales completa a metade do meu projeto de postar as 853 cidades de Minas Gerais, tem me ajudado em muito a repensar os conceitos de política, religião e civilidade que formaram minhas convicções pela vida.
Você pode imaginar o quanto eu vi e ouvi até agora, nestes 18 meses de trabalho. Pessoas que eu conversei, os comentários nas postagens e a escassez de informações objetivas e confiáveis em minhas pesquisas na internet me permitem transferir para você um resumo destes conceitos.
É muito comum que uma notícia verdadeira ou não nos faça julgar que todos os políticos sejam corruptos, ou que todos os padres e pastores vivam de música e mídia a sombra do poder se sustentando da ingenuidade de fiéis ou que cidades grandes ou pequenas possam influenciar em nosso direito de ser e ter.
Felizmente posso afirmar que não é bem assim e não vou tomar seu tempo com uma interminável lista de cidadãos, escravos, nativos, padres e políticos que se sacrificaram até com suas vidas para que Minas Gerais chegasse a ser o que é.
Se não estamos onde achamos que deveríamos estar é porque não fizemos o necessário para merecer ou não sabemos exatamente definir o querer e precisar.
É claro que ainda tenho muita estrada para percorrer, muitas conversas para ouvir e certamente poderei reavaliar estes conceitos, mas posso adiantar que nos últimos 50 anos, Minas Gerais deu um salto gigantesco com estradas, hidrelétricas, parques, praças e comunicação eficiente que precisam melhorar sempre, mas não chegaríamos até aqui sem bons políticos, líderes religiosos pacificadores e um povo participativo, porque reclamar só, é muito fácil e não produz nada mais que barulho.
A história do município de São Francisco de Sales começa em 1835 com a chegada do padre Jerônimo Gonçalves Macedo na aldeia de nativos Caiapós no encontro do Rio Verde com o Rio Grande, onde ergueu um cruzeiro e influenciou no convívio entre nativos e famílias que chegavam para se instalar no entorno do cruzeiro inspirado no conceito do “Doutor do Amor Divino” de São Francisco de Sales.
Em 1845 as famílias que formaram o povoado ajudaram na construção da igreja dedicada a São Francisco de Sales que em 1850 se elevou a distrito do município de Frutal do qual se emancipou em 30 de dezembro de 1962 para se elevar a categoria de município com o nome de São Francisco de Sales.
Hoje, fevereiro de 2025, o município de São Francisco de Sales conta com uma população de aproximadamente 5.700 habitantes, com um domínio territorial de 1.753,350Km², em altitude de 425m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Grande que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de São Francisco de Sales são: Itapagipe, Estado de São Paulo, Iturama, e Campina Verde.
A base da economia do município de São Francisco de Sales é a agropecuária e prestação de serviços.
O município produz cana-de-açúcar, abacaxi, mandioca, melancia, abacate, laranja, manga, leite e carne entre outras culturas.
Os lugares mais visitados além das belezas naturais das cachoeiras do rio Verde e do lago formado pela barragem da Hidrelétrica de Água Vermelha no Rio Grande onde se pratica pesca esportiva e esportes náuticos também tem a Prainha do Pereirinha, Ilha do Pescador, Horto Florestal Sérgio Ramalho Matta, Centro de Informações Culturais e Turísticas, Catedral Nossa Senhora Aparecida e Igreja Matriz São João Batista entre outros.




