São João do Manhuaçu, MG

Cidade para passear, morar e investir.

São João do Manhuaçu, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de São João do Manhuaçu, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de São João do Manhuaçu pertence a Zona da Mata de Minas Gerais, está a 284 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 116.

A região onde é hoje o município de São João do Manhuaçu que começa na vertente da Serra da Seritinga, onde nasce o rio Manhuaçu que percorre 333 km até a sua foz no rio Doce em Aimorés, é uma planície que era coberta por uma densa floresta, de clima muito agradável, que acolhia para descanso as tropas de bandeirantes, tropeiros e colonos que foram se fixando atraídos pela tranquilidade e belezas naturais, formando um povoado entre as montanhas que cercavam a planície conhecida na época como Vale da Paz.

Podemos imaginar que quase nada naquela época poderia ser chamado de Vale da Paz. Eram doenças, falta de recursos, conflitos com povos originários, animais selvagens e muito esforço e bravura dos colonos que se instalaram começando a formar o povoado de São João do Manhuaçu (na época Manhuassu).

O Distrito de São João do Manhuassu foi criado em 1891 subordinado ao Município de Manhuassu, que em 1948 distrito e município mudam a grafia para Manhuaçu.

Em 1º de janeiro de 1993 se desmembra de Manhuaçu para se elevar a município de São João do Manhuaçu.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de São João do Manhuaçu conta com uma população se aproximando de 12.000 habitantes, com um domínio territorial de 142,510 Km², em altitude de 870m e é banhado pelo rio Manhuaçu que pertence a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de São João do Manhuaçu são: Manhuaçu, Luisburgo, Divino, Orizânia, Santa Margarida e Matipó

A base da economia de São João do Manhuaçu é a agropecuária, comércio, indústria e prestação de serviços e por estar no eixo da rodovia BR 116 tem todos os motivos para ser otimista com o futuro econômico do município.

O Café é o produto que mais participa na economia do município, seja no manejo das lavouras, beneficiamento, comercialização ou transporte.

As festas populares, feiras e manifestações religiosas são bem frequentadas com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.