Ibiá, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Ibiá, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Ibiá no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Ibiá é feito pela rodovia BR 262 entre os trevos das cidades de Araxá e Pratinha + 15 Km pela MG 187 até o centro da cidade que está a 325 Km da Capital Belo Horizonte.
Na história da formação do município de Ibiá conta a passagem do Bandeirante paulista, Bartolomeu Bueno da Silva (Pai), conhecido pela alcunha de “Anhanguera”, abrindo picadas que seguiria até os sertões de Goiás. Seu filho com o mesmo nome também herdou o apelido de “Anhanguera 2” e acompanhava o pai em suas expedições desde os 12 anos de idade.
Em uma das passagens do Anhanguera filho pela região, no início do século XIX, instalou um rancho nas margens do rio Misericórdia para dar apoio as comitivas e tropeiros em trânsito entre São Paulo e os sertões de Goiás. Na estalagem tinha bons pastos e um povoado foi se formando com a chegada de outras famílias para montar comércio e colonos para cultivar as terras de excelente qualidade.
Um dos primeiros a se fixar na região foi Antônio Alves da Costa, proprietário de terras, que por ter alcançado este direito prometeu construir uma capela dedicada a São Pedro de Alcântara.
Em 1823 o povoado de São Pedro de Alcântara já contava com 23 casas e em 1882 se elevou a distrito integrado ao município de Araxá.
Em 07 de setembro de 1923 o distrito de São Pedro de Alcântara se desmembrou do município de Araxá para criar a município de Ibiá.
Hoje, agosto de 2024, o município de Ibiá conta com uma população se aproximando de 22.500 habitantes, com um domínio territorial de 2.707,582 Km², em altitude de 895m e é banhado pelo rio Quebra Anzol que pertence a bacia do Rio Araguari.
Os municípios que fazem divisa com o município de Ibiá são: Rio Paranaíba, Campos Altos, Pratinha, Medeiros, Tapira, Araxá, Perdizes e Serra do Salitre.
A base da economia do município de Ibiá é a agropecuária, mas o comércio, indústria, prestação de serviços e turismo são fontes importantes de geração de divisas para o município.
As terras férteis com clima favorável e topografia que permite mecanização em quase toda a grande extensão da área do município, com pastagens, plantios rotacionados de batata, milho, feijão, soja, sorgo entre outros grãos e lavouras de café e frutas, proporcionam produtividade e qualidade na produção.
A pecuária bovina leiteira é protagonista que rende ao município o título de “Capital Nacional do Leite”, mas a pecuária de corte, suínos, equinos e aves também tem excelente desempenho na produção para atender mercados externos e a demanda das indústrias de transformação de alimentos do município.
Além da capacidade de produzir Ibiá está no eixo da BR 262 entre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia, grandes centros de consumo e distribuição do país.
No Turismo o município tem fazendas históricas, montanhas, rios, cachoeiras como a do Salto e o Parque Estadual da Serra de São José. A cidade promove eventos culturais, festas populares e comemorações religiosas durante todo o ano com shows musicais, danças, barraquinhas de comidas típicas e artesanato local para você se divertir, morar ou investir em Ibiá.