São Francisco de Paula, MG

Cidade para passear, morar e investir.

São Francisco de Paula, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de São Francisco de Paula que se localiza no Centro Oeste de Minas Gerais, região do Campo das Vertentes, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de São Francisco de Paula é feito pela rodovia BR 381 que fica a 180 Km da Capital Belo Horizonte.

Missionários da Ordem de São Francisco de Paula, da Itália, estiveram na capitania de Minas Gerais construindo igrejas em louvor a São Francisco de Paula e uma delas foi construída na Picada de Goiás, onde é hoje a cidade de São Francisco de Paula.

A Picada de Goiás, criada em 1736, era o caminho que ligava a capitania de São Paulo e a comarca de Goiás onde existia um trânsito muito intenso de tropas do governo escoltando o ouro, bandeirantes, garimpeiros e comitivas com escravos. Ali aconteceram conflitos sangrentos com povos originários, negros aquilombados saqueadores e disputa territorial entre capitanias. Com a interferência de tropas do governo da capitania de Minas Gerais, índios e negros foram expulsos ou mortos, as divisas das capitanias foram estabelecidas e só então começaram a distribuir sesmarias para colonizar a região.

Em 1753 os primeiros que se apossaram de terras devolutas na região do município de São Francisco de Paula foram André Ribeiro da Silva, seus dois filhos, Antônio e Serafim ficando com terras próximo a divisa de Carmo da Mata e Oliveira. O capitão Domingos Vieira da Mata apossou-se de terras próximo as divisas de Camacho e Candeias. O capitão André Diniz de Linhares arrematou em leilão as terras do Cintra. O restante das terras ficou com as famílias Lima, Gonçalves e Borges.

Em 1766 José Fernandes de Lima e André Diniz de Linhares lideraram um movimento com os moradores do povoado para doarem terras, mão de obra e recursos para construírem a capela e compor o patrimônio do povoado de São Francisco de Paula que pertencia a Tamanduá (Itapecerica).

Em 1º de março de 1963 se desmembra de Oliveira se elevando a município com o nome de Wenceslau Brás para em setembro de 1964 voltar a se chamar São Francisco de Paula.

Hoje, abril de 2024, o município de São Francisco de Paula conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 316,414 Km², em altitude de 931m e é banhado por córregos afluentes do rio Jacaré que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de São Francisco de Paula são: Carmo da Mata, Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Santana do Jacaré, Candeias, Camacho e Itapecerica.

A base da economia do município de São Francisco de Paula é a agropecuária e prestação de serviços.

São Francisco de Paula tem cachoeiras e montanhas para a prática de esportes radicais.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas completam os motivos para você passear, morar e investir em São Francisco de Paula.