Vargem Alegre, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Vargem Alegre, MG - História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Vargem Alegre localiza-se no Vale do Rio Doce, está à 250 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte e faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço. O Acesso pode ser feito pela BR 116 ou BR 262 seguindo pela MG 425 conforme referencias neste vídeo.
A história da Jovem cidade de Vargem Alegre se confunde com a de Entre Folhas por serem muito próximas, mas o povoado se chamava Patrimônio de São José que em 1953 se tornou distrito de Caratinga desmembrado de Entre Folhas.
A região onde é hoje o município de Vargem Alegre com terras férteis e muitos cursos de água, formando imensos alagados, atraíram muitos agricultores e mão de obra para se fixar na região que era apenas uma rota de tropeiros. A cultura do arroz acelerou o desenvolvimento do povoado que se emancipou em 21 de dezembro de 1995.
Hoje, agosto de 2023, com um domínio territorial de 116,664 Km2, com altitude de 281m e uma população se aproximando de 7.000 habitantes.
O município é banhado pelo córrego Entre Folhas e pelo ribeirão do Boi que pertencem a bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com Vargem Alegre são: Entre Folhas, Caratinga e Bom Jesus do Galho.
A economia da região se concentra na agropecuária com atividades bem diversificadas na produção de carne e leite. O arroz, que já foi a cereja do bolo e por vários anos promovia o Festival do Arroz na cidade, vem perdendo espaço para pastagens, produção de café, cereais, frutas e legumes com excelentes resultados.
A cidade tem muitos motivos para ser visitada. Na área rural as trilhas de Bike e motos com visuais deslumbrantes em qualquer época do ano. Na cidade, as comemorações religiosas e festas populares com apresentação de artistas locais para todos os gostos, alguns já reconhecidos no cenário musical nacional.
O esporte em Vargem Alegre tem prestígio na região que é a terra de Ney Franco que coleciona títulos de todas as categorias que já comandou no Cruzeiro, Ipatinga, Flamengo, Curitiba e Seleção Brasileira.




