Santana do Paraíso - MG

Vale do Aço

Santana do Paraíso - MG

O povoado que deu origem a cidade de Santana do Paraíso começou a ser formado no ano de 1819 por Guido Marliére, nomeado por João VI, rei de Portugal para catequisar os índios locais e abrir estradas que seriam utilizadas por tropeiros. Na época era um ponto de descanso conhecido por Taquaraçu, onde é hoje o centro da cidade.

Santana do Paraíso se desmembrou de Mesquita, sendo emancipado em 28 abril de 1992, com domínio territorial de 276 Km2, uma população em abril de 2023 de aproximadamente 36.000 habitantes, altitude que varia de 200 metros na margem do rio Doce até 1.100 metros na serra do Achado. É cortado pelos córregos Bueiro e Entre Folhas, ribeirões Achado e Garrafa e pelo Rio Doce. Faz divisa com os municípios de Belo Oriente, Ipaba, Caratinga, Ipatinga, Mesquita e faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Economicamente o município é promissor apoiado na influência das grandes empresas instaladas pelo Vale de Aço e tem em seu território o aeroporto regional. Na agricultura predomina a cultura do eucalipto, mas o crescimento na produção de hortaliças, grãos e frutas já contribui com expressão assim como na pecuária.

No turismo as belezas naturais das matas, serras, lagoas, cachoeiras e trilhas atraem muitos visitantes amantes da natureza ou praticantes de esportes radicais assim como, observadores de pássaros e animais que abundam na região. O artesanato regional, os pratos típicos da cozinha mineira nos restaurantes e pousadas se faz presente no vasto calendário de eventos como as festas religiosas e os eventos tradicionais no aniversário do município.