Pingo D’Água - MG

Vale do Aço

Pingo D’Água - MG

Uma cidade como tantas no interior de Minas Gerais, muito agradável com uma população atual, em abril de 2023, que se aproxima a 5.000 habitantes, onde a mineirice, marcada pela simplicidade e cordialidade nos inspira a vontade de morar.  

Pingo D’Água foi desmembrada do município de Córrego Novo, emancipada em dezembro de 1995 ocupando uma área de 66,57 km² com remanescentes de Mata Atlântica e lagoas que compõem a zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva do Bioma de Mata Atlântica de Minas Gerais.

Pingo D’Água tem como municípios limítrofes Marliéria, Dionísio, Córrego Nove e Bom Jesus do Galho.

No centro da cidade, na avenida Raimundo Albergaria, um enorme canteiro de Palmeiras Imperiais acompanha avenida dividindo os sentidos do trânsito até o final. São diversas áreas de lazer como praças, campo de futebol, Centro de Eventos e Ginásio Poliesportivo.

O Ginásio Poliesportivo Caburezão se destaca com esculturas de atletas de várias modalidades as quais, não tive êxito em minhas pesquisas para saber o nome do autor das obras, e quem souber e puder ajudar a dar o crédito ao artista, eu já agradeço enviando pelos comentários.

Provavelmente também foi aqui neste ginásio que deve ter inspirado a Campeã de UFC, Natália Silva nascida e criada em Pingo D’Água.

O município é banhado pelos ribeirões Sacramento e dos Óculos, pelo córrego Monte Alegre e pelo Rio Doce.

A produção de Eucalipto ainda tem ocupado a maior extensão de terras do município, mas a agropecuária aos poucos vai descobrindo as terras de excelente qualidade e topografia mecanizável.

As manifestações religiosas e culturais como: artesanato, teatro e capoeira são muito comuns na agenda de eventos da cidade que ainda tem como atrativos turísticos a Cachoeira da Fumaça, Iate Clube Tiririca com lagoa Natural e a histórica Ponte Queimada, marco de conflitos entre índios e brancos, ambientalistas e empresários.

Aproveito para lhe convidar a assistir aos vídeos sobre a Lagoa Tiririca e a Ponte Queimada postados anteriormente, e também oficializar nosso interesse em fazer uma entrevista com a atleta Natália Silva para contar sua história que a levou a conquistar seu título de campeã no UFC.