Raul Soares, MG

História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

Raul Soares, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Raul Soares está localizada na Zona da Mata de Minas à 235 km da capital Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 e seguir pela MG 329 conforme referências neste vídeo.

A formação do povoado, onde é hoje Raul Soares, se deu com a chegada de Domingos e Casemiro de Lanna em 20 de janeiro de 1837, que partiram de Mariana com suas cartas sesmarias e comitiva para se instalar nas montanhas do córrego Boachá, nome de origem indígena dos nativos originários que habitavam a região. Depois de demarcar suas posses e expulsar os nativos, retornaram à Mariana deixando os seus colonos para não perder o direito sobre a área.

Em 1841 os Lannas venderam suas posses para Francisco Alves do Vale que se fixou com sua família e depois da morte de Francisco os filhos: José, Jacó, Francisco e Manoel Alves do Vale doaram parte de suas terras ao padre Francisco Antônio de Carvalho (vigário em São Pedro dos Ferros), para construir a Capela de São Sebastião onde se tornou residente.

Em 1873 João Pinto de Oliveira, também posseiro na região, doou mais 5 alqueires para a formação do povoado de São Sebastião do Entre Rios, por estar entre os rios Matipó e o rio Santana.

Em 20 de Janeiro de 1925 o município se emancipou com o nome de Raul Soares, com um domínio territorial de 763,364 Km2, com 294m de altitude na área urbana e seu ponto mais alto é a nascente do rio Sacramento com 1094m de altitude. Os rios Sacramento e Matipó banham o município de Raul Soares e pertencem a Bacia do Rio Doce.

O município é composto pela sede Raul Soares e os distritos de Vermelho velho, Bicuíba, Santana do Tabuleiro, São Sebastião do Óculos e São Vicente da Estrela.

Os municípios que fazem divisa com Raul Soares são: Córrego Novo, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Manhuaçu, Vermelho Novo, Caputira, Abre Campo e São Pedro dos Ferros.

A estrutura econômica de Raul Soares é bem diversificada por indústrias metalúrgicas tradicionais e de transformação, área comercial intensa, agropecuária com alta produtividade na produção de carnes de origem bovina, suína, aves e produção de grãos com destaque para o café.

A natureza da região é privilegiada pelo recanto natural das garças com muitos outros atrativos em suas montanhas, cachoeiras e rios que atraem trilheiros e praticantes de esportes radicais.

As comemorações cívicas e religiosas, feiras e exposições, desfiles, shows e festas populares são sempre muito bem frequentadas pela qualidade e organização dos eventos.

Nas noites de Raul Soares muitas opções entre bares e restaurantes com boa música, bebidas e petiscos deliciosos.

Se você é da região e quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.