Rochedo de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Rochedo de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Rochedo de Minas na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Rochedo de Minas é feito a partir da MG 126 entre as cidades de Bicas e São João Nepomuceno. A cidade de Rochedo de Minas está a 325Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A cidade de Rochedo de Minas teve origem em terras que pertencia a cidade de São João Nepomuceno, em um vale entre as serras da Mantiqueira e do Mar por onde passava a ferrovia instalada para dar vazão a produção de fazendas de café da região da Zona da Mata de Minas Gerais, que foram atingidas pela crise de falta da mão de obra dos escravos com a assinatura da Lei Aurea pela princesa Izabel em 1888 e também pela transição da República do Brasil, proclamada em 1889.

Em 1890 um grupo de fazendeiros se juntou a empresa Comercial e Agrícola Henrique Lima para comprar as terras de onde é hoje a cidade de Rochedo de Minas, para produzir, beneficiar e comercializar café.

Em 1893 a direção da sociedade tomou a iniciativa de construir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, próximo a linha da estrada de ferro para que em seu entorno pudessem se instalar famílias para prestar serviços nas lavouras.

O povoado começou a se formar com o nome de Rochedo e em 1894 se elevou a distrito de São João Nepomuceno alterando o nome do distrito para Japaraíba por haver outras localidades com o mesmo nome criando problemas de desvios de correspondências nos correios, mas foi alterado mais tarde para Rochedo de Minas.

O distrito de Rochedo de Minas se desenvolveu rapidamente com instalação de comerciantes e os privilégios da instalação de uma estação ferroviária, mas a febre amarela e incidência de pragas e doenças nos cafezais por manejos inadequados levaram muitos produtores a trocar suas lavouras por cana de açúcar, pastagens e cereais.

Em 30 de dezembro de 1962 o distrito de Rochedo de Minas se desmembra de São João Nepomuceno para se elevar a categoria de cidade.

População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:

Hoje, agosto de 2025, o município de Rochedo de Minas conta com uma população de aproximadamente 2.291 habitantes, com um domínio territorial de 79,402Km², em altitude de 480m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado por córregos e ribeirões que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Rochedo de Minas são: Maripá de Minas, Bicas e São João Nepomuceno.

Economia:

A base da economia do município de Rochedo de Minas é a agropecuária e prestação de serviços, mas a instalação de pequenas indústrias de palmilhas e solados para calçados, confecções e facções vem contribuindo significativamente para ocupação da mão de obra e receita do município.

 

Eu penso que a forma mais limpa e sustentável para que uma cidade se desenvolva sem necessariamente ter que crescer vertical ou horizontalmente é pelo turismo, mas além das festas populares, religiosas, exposições e shows todas as cidades deveriam criar na comemoração do aniversário da cidade um evento onde toda a população pudesse contribuir com seus dons e criatividade para montar uma representação histórica da origem do município no formato de teatro como as encenações da paixão de Cristo ou com desfiles de carros alegóricos representando desde o descobrimento do Brasil e suas fases de colônia, império e república, assim como a criação da capitania de Minas Gerais, a contribuição dos nativos, portugueses, negros, paulistas, imigrantes europeus, as primeiras famílias a se instalar, comerciantes, personalidades da cidade e políticos.

Eu imagino que além do engajamento de grupos da população na produção de cada núcleo de apresentação a ser criado poderá estimular o espirito de cidadania a partir do mergulho em suas origens atraindo muitas pessoas de outras regiões para o evento.

Eu acredito que o primeiro pode ser um laboratório que vai amadurecendo e tem tudo para se transformar em um grande e tradicional evento com oportunidade para moradores e visitantes.

É uma sugestão, o que acha?