Oratórios, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Oratórios, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Oratórios na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Oratórios é feito pela rodovia MG 329 entre a cidade de Ponte Nova e o trevo para a cidade de Urucânia, acessando a LMG 828 por mais 12Km e está a 203Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A ocupação de terras na região onde é hoje o município de Oratórios teve início a partir do ano de 1.850 quando se instalou Antônio Romualdo Lopes formando a fazenda da Barrinha que tinha como confrontante a fazenda Santa Cruz.

Descrever estas conquistas de terra, às vezes pode parecer que o posseiro da época era um fora da lei que se apropriava de grandes extensões de terra e pela força manteve seus domínios até formalização das escrituras públicas com direito e deveres de proprietário rural, e isto só foi possível a partir da instalação da república do Brasil, até porque, antes todas as terras pertenciam a Coroa Portuguesa que privilegiava seus aliados, com cartas de sesmarias, que dava direito de uso da terra, mas não posse. Muitas destas propriedades não foram nem mesmo visitadas por seus respectivos sesmeiros, mas quando as minas de ouro começaram a dar sinais de esgotamento, muitas famílias enxergaram a oportunidade formando fazendas para produzir alimentos.

O pioneiro Antônio Romualdo, tinha uma filha com problemas de saúde e apelou para seu santo de devoção, que salvasse sua filha e, se a graça fosse alcançada, ele iria construir uma capela dedicada a São José de Botas.

O milagre não aconteceu e a filha de Antônio Romualdo morreu. O fazendeiro revoltado com o Santo, pegou a imagem que iria ser colocada na capela e jogou fora.

A vida do fazendeiro Antônio Romualdo entrou em decadência, lavouras produzindo pouco e gado morrendo no pasto o fez acreditar em castigo pelo tratamento dado a imagem do Santo. Para se redimir comprou um terreno que pertencia a fazenda Santa Cruz e construiu uma capela para a imagem do seu Santo que conseguiu recuperar.

Outros fazendeiros da região se juntaram para doar terras para aumentar o patrimônio da Capela onde famílias foram se instalando em seu entorno para prestar serviços nas fazendas iniciando o povoado na margem do ribeirão Oratórios.

O crescimento do povoado provocou a criação do distrito de Oratórios, em 1.911 sob jurisdição da cidade de Ponte Nova do qual se desmembrou em 22 de outubro de 1.995 para se elevar a categoria de município.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, maio de 2025, o município de Oratórios conta com uma população de aproximadamente 4.486 habitantes, com um domínio territorial de 89,187Km², em altitude de 520m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo ribeirão dos Oratórios, afluente do rio Piranga que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Oratórios são Urucânia, Jequeri, Amparo da Serra e Ponte Nova.

Economia:

A base da economia do município de Oratórios é a agropecuária, e prestação de serviços.

Assim como os bandeirantes, garimpeiros e posseiros que arriscaram suas vidas pelos sertões de Minas Gerais em busca de riquezas, pode ser que, para algumas pessoas, não exista mais oportunidade de sucesso financeiro em sua vida, eu penso que as oportunidades nos dias atuais são ainda maiores, mas elas não aparecem com etiquetas ou anúncios luminosos nas redes sociais, elas precisam ser garimpadas e disputadas com conhecimento e resiliência.

Turismo:

A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Oratórios.