São José da Lapa, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São José da Lapa, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de São José da Lapa, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de São José da Lapa pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 30 km da capital e o acesso a cidade é feito pela Linha Verde seguindo pela MG 424.
O casal Joaquim de Souza Meneses e Maria Joaquina Dias da Cunha de posse da carta de sesmarias doadas pela coroa de Portugal, foram os primeiros a se fixar na região, no final do século XIX onde é hoje a cidade de São José da Lapa.
Em seguida o casal Manoel Dias da Cunha e Ana dos Santos Ferreira se apossaram de terras próximo as pedreiras na margem direita do córrego onde construíram a sede da fazenda.
Em 1870 mandaram construir uma capela, onde é hoje o centro da cidade e ao seu redor foi se formando um povoado que era conhecido por Carrancas. As primeiras famílias a se fixar foram: Menezes, Dias, Souza, Costa, Ferreira, Santos, Silva e Gonçalves.
As pedreiras começaram a atrair novas famílias para exploração mineral até surgirem as primeiras empresas ICAL e ITAÚ para produzir cal e cimento.
O nome da cidade de São José da Lapa surgiu a partir de uma imagem parecida com a do santo que se formava pelas águas que escorriam nos paredões das pedreiras e o maestro Dumas Chalita a oficializou em 1953.
Em 1975 o povoado foi elevado a distrito de Vespasiano e em 27 de março de 1993 se desmembrou para ser criado o município de São José da Lapa.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de São José da Lapa conta com uma população se aproximando de 27.000 habitantes, com um domínio territorial de 48,636 Km², em altitude de 720m e é banhado pelo ribeirão da Mata que pertence a Bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de São José da Lapa são: Confins, Vespasiano e Pedro Leopoldo.
A economia de São José da Lapa se baseia na mineração, indústrias, agropecuária, comércio e prestação de serviços.
A instalação de grandes empresas na exploração de cal e cimento em São José da Lapa impulsionaram o desenvolvimento do município. Na mesma época a instalação da Fazenda Nova Granja, do Grupo Itaú, criou um centro de produção agrícola de alta tecnologia com várias frentes de produção como: suínos, aves, bovinos, etc. A fazenda era uma espécie de fazenda modelo, mas que infelizmente se encontra desativada. Na minha visita fui informado que os novos proprietários pretendem reativar o setor de avicultura.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, se motivem a visitar a sua cidade.