Dom Joaquim, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Dom Joaquim, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Dom Joaquim, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

A história do município de Dom Joaquim começa em 1750, com a chegada do português Domingos Barbosa de Carvalho com a sua comitiva, vindo da cidade do Serro, se instalando em terras que pertencia ao também português João Lopes de Albuquerque, por encontrar indícios de ouro e diamante no rio e afluentes que conhecemos hoje por Rio do Peixe.

Na época um dos afluentes era conhecido por Gaya, mas foi rebatizado por Rio Folheta, porque o ouro que encontravam nele eram em lascas.

Por segurança, Domingos construiu seu rancho em um ponto mais alto, conhecido por “Alto da Palha” para evitar principalmente inundações nas cheias do rio.

A tradição e roteiro dos pioneiros colonizadores na época exigia a construção de uma capela para consolidar um povoado e assim foi feito dedicada a São Domingos, instalando uma imagem do santo trazida de Portugal.

Com a chegada de novos moradores se instalando no entorno da capela o povoado cresceu com o nome de Arraial de São Joaquim do Rio do Peixe.

Em 1818, Domingos e os moradores do arraial perceberam que poderiam mudar para um ponto mais a baixo e mais próximo da água reduzindo o tempo e trabalho dos escravos para abastecer os ranchos com água.

Em 1870 foi elevado a distrito com o nome de Arraial de São Domingos sob jurisdição de Conceição do Mato Dentro.

Em 17 de dezembro de 1938 se desmembra de Conceição do Mato Dentro para se elevar a município com o nome de Dom Joaquim.

Hoje, março de 2024, o município de Dom Joaquim conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 406,672 Km², em altitude de 565m e é banhado pelo ribeirão Folheta e pelo rio do Peixe que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Dom Joaquim são: Sabinópolis, Senhora do Porto, Carmésia, Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas.

A base da economia de Dom Joaquim é a agropecuária, prestação de serviços e turismo.

Dom Joaquim faz parte dos circuitos da Serra do Cipó e Estrada Real, na área rural do município existem fazendas com sede erguida no final do século XIX.

No Rio Folheta próximo a cidade foi construída uma barragem onde foi criado o balneário Recando da Represa com piscinas naturais, bares, restaurantes, área de camping, quadra poliesportiva e praça de lazer.

As festas populares, feiras e manifestações religiosas são bem frequentadas com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.