Rio Casca, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Rio Casca, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
A cidade de Rio Casca está localizada na Zona da Mata de Minas à 200 km da capital Belo Horizonte e o acesso principal é pela rodovia BR 262 entre as cidades de João Monlevade e Realeza, distrito de Manhuaçu.
A região onde é hoje a cidade de Rio Casca tinha uma densa floresta de árvores nobres e centenárias banhada pelo rio Casca que nasce na serra das Aranhas.
A passagem pela região dos bandeirantes, que se orientavam por montanhas e rios, em busca de metais preciosos, foi rápida por falta de êxito na prospecção e dificuldade de defesa dos ataques de nativos originários onde o ambiente era mais favorável para eles, mesmo não tendo a força bélica dos bandeirantes.
Em 1826, Francisco Ferreira Maciel Laia, tomou posse de uma grande extensão de terra às margens do rio Casca para explorar o potencial de madeira existente e se instalou onde hoje é a fazenda Fidelidade, até que em 1836 vendeu sua propriedade para o Sargento Ângelo Vieira de Souza que permitiu o início da formação de um povoado em suas terras.
Em 1858, o então arraial de Conceição do Casca foi elevado à freguesia com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Casca.
O município foi criado pela lei estadual 556 em 30 de agosto de 1911 e emancipado em 18 de setembro de 1915, com 384,381 Km2, em altitude de 333m, o bioma é de mata Atlântica e sua população em julho de 2023 se aproxima de 15.000 habitantes.
O município de Rio Casca é banhado pelo rio Casca, rio Doce, ribeirão Óculos Pequeno e pertencem a bacia do rio Doce.
Economicamente Rio Casca tem recursos bem diversificados, mas a agropecuária tem destaque na produção de carnes de suínos e aves. Pequenas e médias indústrias assim como a prestação de serviços e o turismo complementam satisfatoriamente sua estrutura.
Os principais atrativos turísticos da cidade são: Museu e Biblioteca Arca, Cachoeira da Ponte Queimada, Lagoa Grande e o Zoológico particular.
Os eventos principais são: Coroações festivas no mês de maio, carnaval com blocos de ruas, barracas, trios elétricos e palcos para shows.