Perdões, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Perdões, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Perdões no Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O acesso a cidade de Perdões é feito pela BR 381 ou BR 354. A cidade fica a 215 Km da Capital Belo Horizonte.
O alferes Romão Fagundes do Amaral foi o primeiro explorador a se fixar na região em busca de riqueza.
Romão era minerador, muito ambicioso e explorava os trechos onde hoje estão as cidades de Perdões, Cana Verde e Campo Belo conseguindo acumular fortuna, tornando-se fugitivo por manter garimpos clandestinos e sonegar impostos à Coroa portuguesa.
Para conseguir deixar de ser um fugitivo e conseguir o perdão de suas pendencias com a Coroa, Romão Fagundes prometeu um cacho de banana em ouro maciço para saldar sua dívida, construir uma capela dedicada ao Senhor Bom Jesus e importar de Portugal uma imagem do santo para compor a capela.
No início da década de 1770 a promessa foi cumprida erguendo a capela de Bom Jesus e formando em seu entorno o arraial de Bom Jesus dos Perdões.
O povoado se desenvolveu pela agropecuária e sua localização ligava o Leste com o Oeste, o Sul com o Norte de minas gerais e era referência para comerciantes e tropeiros em seus deslocamentos pela região.
Em 1855 se eleva a freguesia, sob jurisdição de Lavras com o nome Perdões.
Em 1º de junho de 1912, Perdões se desmembra de Lavras e se eleva a município.
Hoje, abril de 2024, o município de Perdões conta com uma população se aproximando de 22.000 habitantes, com um domínio territorial de 276,978 Km², em altitude de 848m e é banhado por córregos e ribeirões que pertencem a bacia do rio Grande.
Os municípios que fazem divisa com o município de Perdões são: Santo Antônio do Amparo, Bom Sucesso, Ijaci, Ribeirão Vermelho, Lavras, Nepomuceno, Cana Verde e Santana do Jacaré.
A economia do município de Perdões se apoia na indústria, comércio, agropecuária, e prestação de serviços. A cidade fica no eixo de uma das mais importantes rodovias do Brasil, a BR 381 (Fernão Dias), construção iniciada no governo (minas) de Juscelino Kubitschek, em 1959, ligando grande centros de produção e consumo.
O turismo em Perdões é cheio de alternativas onde os visitantes podem contar com uma excelente estrutura de hospedagens e restaurantes pela cidade com muitas construções neoclássicas erguidas a partir do século XVIII, belas igrejas, praças e fazendas centenárias.
Perdões também é banhado pelo rio Grande e tem a Represa do Funil na divisa com Lavras, um dos maiores atrativos naturais do município muito procurado por pescadores, atividades esportivas, passeio de barco e lazer.
As festas populares, exposições e comemorações religiosas completam os motivos para você passear, morar ou investir em Perdões.