Cataguases, MG
História, referências geográficas, econômicas e sociais.
Cataguases, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.
A história da formação do povoado que deu origem a cidade de Cataguases começa com a expedição chefiada por Guido Tomaz Marliére, para pacificar os Povos Originários que habitavam a região e permitir a instalação de colonos em suas sesmarias.
Em 1826 começa a ser povoado em terras doadas pelo Sargento Henrique Azevedo para a construção de uma igreja dedicada a Santa Rita de Cassia, com o nome de Meia Pataca que em 1841 foi elevado a curato de Santa Rita do Meia Pataca sob jurisdição de São Januário de Ubá e transferido mais tarde para o município de Muriaé.
Em 01 de setembro de 1877 se desmembrou de Muriaé se elevando a município com o nome de Cataguases.
Hoje, novembro de 2023, o município de Cataguases, com uma população se aproximando de 67.000 habitantes, com domínio territorial de 491,767 Km², em altitude de 169m, é banhado pelo rio Pomba e seus afluentes e pertencem a Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com Cataguases são: Miraí, Santana de Cataguases, Laranjal, Leopoldina, Itamarati de Minas, Dona Euzébia e Guidoval.
A economia do município de Cataguases se apoia em suas indústrias de pequeno, médio e grande porte, muito diversificada, mas a agropecuária e a prestação de serviços também contribuem consideravelmente na arrecadação do município.
A cidade tem tradição cultural com destaque para o Centro de Arte Experimental Cataguases e outros que produzem variados espetáculos e eventos.
Humberto Mauro, pioneiro do cinema nacional, é nascido em Cataguases e rodou na cidade o filme Valadião.
A cidade tem características modernistas com várias obras assinadas por nomes consagrados como: Oscar Niemeyer, Burle Marx, Cândido Portinari, Paulo Werneck, JanZach, Joaquim Tenreiro, Francisco Bologna e José Inácio Peixoto.
O Horto Florestal de Cataguases, com 70 ha, também é uma ótima opção para quem gosta de natureza, lá são cultivadas várias espécies como: Pau-brasil, Sapucaia, Romã, Pitanga, Pinha e outras que são disponibilizadas para projetos de paisagismo e arborização.
As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.
Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.