Pequi, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Pequi, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Pequi na região Centro Oeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Pequi é feito pela rodovia MG 060 entre as cidades de Maravilhas e São José da Varginha e está a 115 Km da capital Belo Horizonte.
A história do município de Pequi tem origem no descobrimento de Jazidas em Pitangui, quando o ouro atraiu muitos aventureiros para a região e a medida que as minas se esgotavam, algumas famílias se instalavam pela região tomando posses de terras para atividades agropecuárias se servindo da mão de obra de aventureiros que não tiveram sucesso no garimpo e estes começavam a formar núcleos de habitação em patrimônios de capelas.
Pelos caminhos criados entre as regiões mineradoras surgiram várias estalagens para dar apoio as comitivas e tropeiros e no entorno destas, também surgiram vários povoados que iam crescendo, se tornado distritos, depois municípios que se dividiam para formar novas cidades.
O município de Pequi surgiu de uma divisão do município de Pitangui em 1841 criando o distrito de Santo Antônio do Pequi que foi transferido para a jurisdição do município de Pará de Minas.
Pequi, que deu nome a cidade, é um fruto do pequizeiro, árvore que se tornou símbolo do Estado de Minas Gerais, muito comum em biomas de cerrado em estados brasileiros e pode atingir 15 metros de altura. O Pequi tem casca esverdeada, com polpa amarela e semente ou amêndoa espinhosa branca. Tem cheiro e sabor bem característico, com propriedades antioxidantes, muito apreciado, principalmente por habitantes das áreas de sua ocorrência e consumido como fruta, pratos salgados, doces e sorvetes.
Em 1º de junho de 1912 o distrito de Santo Antônio do Pequi se emancipou de Pará de Minas para se elevar a categoria de cidade e em 1923 alterou seu nome apenas para Pequi.
Hoje, dezembro de 2024, o município de Pequi conta com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 204,142Km², em altitude de 769m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes dos rios do Peixe e Paraopeba que pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Pequi são: Fortuna de Minas, São José da Varginha, Onça do Pitangui e Maravilhas.
A base da economia do município de Pequi é a agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.




