Abaeté, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Abaeté, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Abaeté na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Abaeté é feito pela rodovia BR 358 no encontro da MG 176 entre as cidades de Martinho Campos e Cedro do Abaeté e está a 215 Km da capital Belo Horizonte.
As bandeiras paulistas, que iniciaram as explorações de ouro e pedras preciosas, nos sertões do Oeste da Capitania de Minas, despertou o interesse de muitas pessoas, com e sem nenhuma experiência, pela possibilidade de enriquecimento rápido, mas não contavam com os riscos que encontrariam como a tribo dos Abaetés que habitavam a região onde muitas vidas foram perdidas até dizimarem com os nativos.
Na região onde é hoje o município de Abaeté existiam muitos garimpos clandestinos de diamantes que motivou o governo da capitania a construir vários quartéis na região para fiscalizar e dar segurança no transporte da produção que frequentemente sofriam ataques de saqueadores.
A partir do ano de 1.800, com o final das explorações de diamantes na região o governo começou a distribuir cartas de sesmarias para motivar as famílias a se fixarem na região para cultivar as terras e promover a colonização para atender demandas de alimentos das áreas mineradoras.
Em 1840, os proprietários rurais da região que pertencia a Dores do Indaiá resolveram se unir para criar um povoado com uma capela onde pudessem se encontrar e permitir a instalação de outras famílias e comerciantes e assim foi feito. Dois anos depois em terras da Fazenda Matriarca, de Antônio Teodoro de Mendonça com a ajuda do capitão Davi José Pereira e o capitão Pedro Alves de Souza, foi inaugurada uma pequena capela de Nossa Senhora do Patrocínio do Marmelada dos Olhos d’Água onde em seu entorno se desenvolveu o povoado.
Em 5 de novembro de 1877 o arraial se eleva a categoria de município com o nome de Abaeté.
Hoje, dezembro de 2024, o município de Abaeté conta com uma população de aproximadamente 23.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.817,067Km², em altitude de 647m e é banhado pelo ribeirão Marmelada entre outros córregos que pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Abaeté são: Pompéu, Martinho Campos, Quartel Geral, Cedro do Abaeté, Paineiras e Morada Nova de Minas.
A base da economia do município de Abaeté é a agropecuária e prestação de serviços.
Abaeté é uma cidade muito bem estruturada, agradável e com muitas opções para visitantes em busca de conhecimento, diversão ou oportunidades de negócios. Suas belezas naturais, a simpatia de seu povo, suas ruas e praças são de uma energia indescritível.
Os lugares mais visitados da cidade são: A Igreja Matriz de Santo Antônio construída no século XVIII é um marco de sua história. O Museu Histórico Municipal abriga vários artefatos e documentos da história desde o início da formação do povoado.
Na área rural do município a Fazenda Boa Esperança conserva a sua história desde a formação do povoado. O Parque Estadual da Serra do Cabral é uma área de preservação ambiental, com mata nativa, trilhas e mirante. No rio São Francisco os passeios de barco oferecem a oportunidade de conhecer a vida dos ribeirinhos além de navegar por um dos rios mais importantes do Brasil. No Parque Aquático Vale das Águas piscinas, toboágua e área de lazer com estrutura completa com quiosques e restaurantes para os visitantes. O lago de Três Marias para praticantes de esportes náuticos e pesca esportiva. A Cachoeira do Roncador com uma queda d’Água com aproximadamente 30m e piscina natural.
A vida noturna na cidade de Abaeté tem muitas opções de bares e restaurantes com música ao vivo, drinks e pratos típicos da tradicional cozinha mineira.




