Papagaios, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Papagaios, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Papagaios na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Papagaios é feito pela rodovia MG 060 entre as cidades de Pompéu e Maravilhas e está a 145 Km da capital Belo Horizonte.
Em 1771 o Conde Valladares, governador da capitania de Minas Gerais ordenou ao capitão Inácio de Oliveira Campos para abrir um caminho ligando Pitangui a Paracatu, passando por onde é hoje a cidade de Papagaios onde já estava instalada a fazenda Manguinhos do casal Antônio Francisco Gonçalves Fraga e Dona Catarina, posseiros por sesmarias, que criavam bois e cavalos.
Na época a ave papagaio era muito comum na região, de captura fácil para domesticá-las, amigáveis e divertidas por imitar a fala de seus tutores. No início da formação do povoado existia uma estalagem onde tropeiros e viajantes usavam como descanso e ali um papagaio muito barulhento divertia os fregueses com frases repetitivas, se tornando ponto de referência de viajantes como a Casa do Papagaio.
Esse parece ser o motivo mais plausível para a cidade ter homenageado a ave dando nome ao povoado.
O povoado de Papagaio foi crescendo e em 1832 o tenente José Aniceto Rodrigues da paroquia de Santo Antônio de Maravilhas organizou uma comissão para construir uma capela no povoado de Papagaio.
O povoado de Papagaio pertencia ao município de Maravilhas, mas se elevou a distrito do município de Pitangui em 1911.
Em 20 de janeiro de 1954 se desmembra de Pitangui para se elevar a categoria de município com o nome de Papagaio e em 1962 o nome foi alterado por lei estadual para Papagaios.
Hoje, novembro de 2024, o município de Papagaios conta com uma população de aproximadamente 14.000 habitantes, com um domínio territorial de 552,776Km², em altitude de 718m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes dos rios Paraopeba e Pará e pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Papagaios são: Curvelo, Paraopeba, Cachoeira da Prata, Maravilhas, Pitangui e Pompéu.
A base da economia do município de Papagaios é a extração de ardósia, agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.
A extração de ardósia no município de Papagaios é a atividade econômica mais importante sendo responsável por metade da produção nacional e o segundo na produção mundial. A cidade tem muitas pedreiras e várias indústrias de corte e beneficiamento da pedra de ardósia, muito usada em pisos, revestimentos e móveis.
O município também produz leite e carne de bovinos, carne de frango, ovos e as lavouras de soja vem se destacando entre as áreas de lavouras da região, assim como o eucalipto, para suprir as demandas de carvão das indústrias e cerâmicas de Sete Lagoas.