Luizburgo, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Luizburgo, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Luizburgo, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Luizburgo pertence a Zona da Mata de Minas Gerais, está a 296 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade pode ser feito pela BR 116 depois do pedágio de São João do Manhuaçu, para quem vem do sul da Zona da Mata Mineira, entrando a direita e seguindo por mais 7,5 km em estrada rural. Para quem vem do norte pela BR 116 entra pela cidade de São João do Manhuaçu por 20 km, com um bom trecho em asfalto.

A cidade tem acesso para o parque Nacional do Caparaó e fica a 23 Km de Alto Jequitibá.

O vale onde é hoje a cidade de Luisburgo era habitada pelos povos originários da tribo Puris-Coroados.

Os primeiros exploradores que passaram pela região vieram do Espírito Santo procuravam por ouro sem sucesso.

Domingos Fernandes Lana foi o desbravador que procurava pela poaia, uma planta medicinal que contém a emetina (um antiprotozoário que provoca o vômito), ele se relacionava bem com os índios facilitando o sucesso em sua procura praticamente por toda a zona da mata, mas na região do Caparaó ele é tido como um influenciador na formação do povoado que deu origem a Luisburgo abrindo estradas e facilitando o acesso de famílias suíças como as Hott, Baltazar, Cosendey, Giviziez entre outras, para se fixar atraídos pela fertilidade do solo e o clima muito agradável da região.

Se estabeleceram ao redor das montanhas se dedicando ao cultivo inicialmente para subsistência.

Em 1849 começou a formação de lavouras de café nas margens do ribeirão São Luis, cultura que se adaptou muito bem com o clima e a altitude da região sendo até hoje o principal responsável pelas recitas do município.

A partir de 1860 o café, o clima e a beleza da região atraíram outras famílias de colonos suíços, alemães, portugueses, italianos, turcos e libaneses procedentes do Espírito Santo e da região serrana do Rio de Janeiro.

A propriedade que deu origem ao distrito de São Luis do Manhuaçu pertencia a José Petronilho de Inácio Souza e sua esposa Anna Rita de São Miguel que doaram quatro alqueires para a construção de uma igreja dedicada a São Francisco das Chagas, Santo de devoção do casal e em seu entorno começou a surgir o povoado com casas e lojas comerciais.

O distrito de São Luis do Manhuassu foi criado em 1901 e teve seu nome alterado pelo escrivão do tabelionato Juvenil de Abreu, para Luisburgo, em 1923 argumentando se tratar do mesmo que Vila de São Luis.

Em 21 de dezembro de 1995 Luisburgo se desmembra de Manhuaçu e se eleva a município.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Luizburgo conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 146,124 Km², em altitude de 813m e é banhado pelo rio São Luis afluente do rio Manhuaçu que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Luizburgo são: Manhumirim, Alto Jequitibá, Caparaó, Divino, São João do Manhuaçu e Manhuaçu.

A base da economia de Luizburgo é a agropecuária e prestação de serviços, mas o café é o protagonista na receita do município.

Das belezas naturais das montanhas cobertas por mata atlântica pouco restou, mas o que se vê hoje são “jardins” de café, rios e cachoeiras por qualquer estrada que se vá, seja para a BR 116, para Manhuaçu, para Manhumirim ou para o Alto Jequitibá.

As festas populares, feiras e manifestações religiosas são bem frequentadas com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.