Orizânia, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Orizânia, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Orizânia, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

No meu roteiro eu saí de Pedra Bonita para Orizânia por estradas da zona rural passando para conhecer os distritos de Santo Antônio de Andirá e Arrozal que pertencem a Orizânia.

O município de Orizânia pertence a Zona da Mata de Minas Gerais, está a 283 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 116.

O município de Orizânia teve sua origem a partir do povoado, hoje chamado de Arrozal, mas já foi conhecido como Santo Antônio do Arrozal que no ciclo do ouro era tratado de Quilombo, lugar onde se fixavam escravos fugitivos e alforriados.

Com o tempo o povoado de Santo Antônio do Arrozal foi perdendo força em seu desenvolvimento para o povoado onde é hoje a cidade de Orizânia sendo elevado a distrito de Manhuaçu em 1890.

Em 1891 o distrito foi transferido para a cidade de Carangola por influência de Bacias Hidrográficas.

O nome da cidade pode ter relação com o plantio de arroz cujo nome científico é “Oryza sativa”, mas existe uma possibilidade de estar ligado ao nome de uma tribo indígena Orizes.

Com a criação do município de Divino em 1943, Orizânia foi elevada a seu distrito do qual se emancipou em 21 de dezembro de 1995.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Orizânia conta com uma população se aproximando de 9.000 habitantes, com um domínio territorial de 121,550 Km², em altitude de 752m e é banhado pelo rio Carangola que pertence a Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Orizânia são: São João do Manhuaçu, Divino e Santa Margarida.

A base da economia de Orizânia é a agropecuária e prestação de serviços.

As famílias de libanesas que migraram para Orizânia influenciaram na cultura, costumes e culinária dos Orizanences. A “mucia” é uma iguaria de origem libanesa e quase exclusiva desta região e se difere da mussela e do chouriço por não conter sangue.

O rio Carangola Nasce ao norte do município de Orizânia que pertence a Bacia do Rio Paraíba do Sul, a 2 Km da nascente do rio Manhuaçu que pertence a Bacia do Rio Doce, no município de São João do Manhuaçu, separados pela Serra do Onça.

As belezas naturais do município de Orizânia é um convite para praticantes de esportes radicais e observadores.

As festas populares, feiras e manifestações religiosas são bem frequentadas com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.