Itapecerica, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Itapecerica, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Itapecerica na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Itapecerica é feito pela rodovia MG 050 entre as cidades de Formiga e Divinópolis com mais 23 Km até o centro da cidade que fica a 280 Km da capital Belo Horizonte.

Conquista do Campo Grande era o nome da região onde foi instalado um ponto de descanso, próximo a Picada de Goiáz que ligava São João Del Rei e o litoral brasileiro a capitania de Goiáz, picadas abertas por aventureiros em busca de ouro, prata e pedras preciosas.

Em 1730 o bandeirante Feliciano Cardoso de Camargo se instala na região ao descobrir ouro, atraindo outros aventureiros iniciando a formação de um povoado nas margens do ribeirão hoje conhecido por Gama.

O crescimento do arraial despertou o interesse da Vila de São José Del Rei hoje cidade de Tiradentes, que tomou posse do povoado em 1744 pelo nome de Arraial de São Bento.

A igreja de São Bento foi construída em 1757 e em 1760 o arraial de São Bento foi elevado a distrito de Tiradentes com o nome de São Bento do Tamanduá se desmembrando da cidade de Tiradentes em 4 de outubro de 1862 para se elevar a categoria de cidade.

Em 1882 o município de São Bento do Tamanduá altera seu nome para Itapecerica, que na língua Tupi-Guarani significa “pedra lisa e escorregadia”

Hoje, novembro de 2024, o município de Itapecerica conta com uma população de aproximadamente 21.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.040,519Km², em altitude de 835m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Itapecerica que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Itapecerica são: Cláudio, Carmo da Mata, São Francisco de Paula, Camacho, Candeias e Pedra do Indaiá.

A base da economia do município de Itapecerica é a mineração, agropecuária, indústria, comércio e prestação de serviços.

Na mineração o principal produto é o grafite. Na agropecuária se produz carne e leite bovinos, granjas de criação de aves e suínos, mel de abelha, frutas, cana de açúcar, mandioca e tomate. Na indústria o principal produto é a fabricação de calçados e em todas estas atividades somadas ao comércio são responsáveis pela ocupação da mão de obra do município.

No turismo a natureza tem vários atrativos para montanhistas, observadores da fauna e flora, praticantes de esportes radicais, trilhas ecológicas e no urbano, monumentos da época colonial como a Igreja Matriz de São Bento, Igreja de São Francisco, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Casarão da Cooperativa, Casarão da Mita, Praça Dom José Medeiros Leite entre outros.

Em Itapecerica no distrito de Lamounier foi criado a reserva indígena dos Pataxós, demarcada em 2006 para abrigar 60 nativos, sublocados de aldeias na Bahia para preservar a cultura e tradição do seu povo.

A cidade promove muitos campeonatos esportivos e eventos culturais tradicionais para integração com os municípios vizinhos.

A excelente estrutura da saúde e educação do município de Itapecerica também se estende para atender aos municípios vizinhos.