Cidade do Rio Doce, MG

História, referências geográficas e voo panorâmico.

Cidade do Rio Doce, MG – História, referências geográficas e voo panorâmico. 

O município de Rio Doce localiza-se na Zona da Mata de Minas e o acesso a cidade é feito pela rodovia BR 120 e está a 197 Km de distância da Capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.

A ocupação de terras onde é hoje a cidade do Rio Doce tem como seu marco a construção da capela de Santana do Deserto, hoje distrito de Rio Doce.

Em 1745 em terras doadas para a igreja Católica pela viúva do bandeirante Matias Barbosa começou a se formar o povoado.

Em 1886 a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina foi inaugurada quando o povoado com o nome de Vila de Perobas foi elevado a distrito com o nome Rio Doce se desenvolveu rapidamente pelos benefícios trazidos pela ferrovia.

Em 3 de março 1963 o distrito de Rio Doce elevou-se a município se desmembrado de Ponte Nova com um domínio territorial de 112,094 Km², com altitude entre 421 e 810m.

Hoje, outubro de 2023 conta com uma população se aproximando de 2.600 habitantes e o município é banhado pelo rio Doce e seus afluentes que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Rio Doce são: Sem Peixe, Santa Cruz do Escalvado, Ponte Nova, Barra Longa e Dom Silvério.

Para chegar no início da formação do rio Doce, nas barras dos rios Piranga e do Carmo, entramos na cidade até a prefeitura e seguimos a esquerda por uma estrada de terra muito bem conservada e seguimos por 7 Km, passando pelas ruínas da Estação do Engenho da antiga Estrada de Ferro Leopoldina e chegamos.

É um privilégio conhecer este lugar, pela importância social deste rio que corta todo o leste de minas e vai desaguar no Oceano Atlântico, em Regência distrito de Linhares no Espírito Santo.

A cidade do Rio Doce tem na sua economia a agropecuária como base de sua arrecadação, mas os prejuízos causados pelo rompimento da barragem da SAMARCO, contaminando a água e o solo das regiões ribeirinhas, deixaram prejuízos que começam a apresentar recuperação.

O turismo deveria explorar um pouco mais a formação do Rio Doce e toda a rica história do município e a sua participação no desenvolvimento regional.

A cidade do Rio Doce é muito agradável, um povo educado e hospitaleiro que podem e devem se orgulhar deste incrível município mineiro.

Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.