Ipiaçu, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Ipiaçu, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Ipiaçu na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Ipiaçu é feito a partir da cidade de Capinópolis por 41 Km pela rodovia MG 226, ou por Santa Vitória com travessia por balsa no rio Tijuco e a cidade está a 740Km da capital Belo Horizonte.

Eu ainda era um adolescente quando tive as primeiras aulas de história do Brasil e achava uma chatice decorar datas e nomes que certamente não iria acrescentar em nada em minha longa caminhada pela vida e pontualmente por Minas Gerais. Não sei exatamente se o que eu estudei tinha objetivo de informar sobre nossas origens ou se eram argumentos romantizados para encobrir a desgovernada ambição dos reinos e impérios europeus, que saquearam nossas madeiras e riquezas minerais escravizando e exterminando com os povos originários que não se deixavam submeter. Também não faria o menor sentido, eu convicto sobre a “Natureza das Coisas”, lamentar sobre o leite derramado. Somos mineiros, frutos de uma mistura de raças e culturas, nascidos em solo de Minas Gerais, portanto somos povos originários de Minas.

A partir de 1816 o Triangulo Mineiro passou a integrar a capitania de Minas e a região onde é hoje o município de Ipiaçu era conhecida pelo nome de Fundão e os primeiros proprietários de terras na região chegaram depois de 1935 entre eles: Benedito Waldemar da Silva, José Augusto de Melo, Aristides de Souza e Eurides Umbelino Ferreira entre outros que formaram a Colônia dos Baianos com doação de terras, na margem do córrego do Fundão, por Benedito Waldemar da Silva, ao patrimônio em 1946, onde seria construída uma capela dedicada a Nossa Senhora da Aparecida, dando nome ao povoado que se formou de Ipiahu.

O povoado se desenvolveu pelas atividades agropecuárias se elevando a distrito de Ituiutaba e transferido para Capinópolis em 1953.

Em 30 de dezembro de 1962 se desmembra de Capinópolis para se levar a categoria de município com o nome de Ipiaçu.

Hoje, março de 2025, o município de Ipiaçu conta com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 469,662Km², em altitude de 432m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Paranaíba que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Ipiaçu são: Ituiutaba, Gurinhatã, Santa Vitória e estado de Goiás.

A base da economia do município de Ipiaçu é a agropecuária e prestação de serviços.

Mesmo sendo um dos menores municípios em extensão de terras do Triangulo Mineiro, o clima, abundancia em água, fertilidade do solo e topografia permitem a mecanização em todas as fases de lavouras perenes ou de ciclo curto com manejo e equipamentos de alta tecnologia que garantem qualidade e produtividade na colheita.

Na pecuária a criação de bovinos em regime extensivo, o melhoramento genético do rebanho vem respondendo com excelentes resultados no ganho de peso ou produção de leite.

Uma característica nas propriedades rurais que chama muito a atenção é o respeito ao meio ambiente conservando as matas ciliares, nascentes, curvas de nível e reserva legal.

O município de Ipiaçu é quase uma grande ilha abraçada pelos braços do lago da represa de São Simão no rio Paranaíba que recebe as águas do rio Tijuco nos limites de norte a oeste, criando em seu território condições excepcionais para as atividades agropecuárias com muitos atrativos para visitantes observadores da fauna e flora, pescadores e praticantes de esportes náuticos.

A cidade é carente em hospedagem, mas a proximidade com a cidade de Capinópolis (41Km) ajuda a superar esta deficiência. Nos bares e restaurantes o peixe é a melhor pedida para atender a todo tipo de gosto.

A simpatia de seu povo é contaminante, são alegres, hospitaleiros e parecem reconhecer e conservar o paraíso que vivem.