Itumirim, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Itumirim, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Itumirim no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Itumirim é feito pela BR 265 com mais 6 Km até o centro da cidade que fica a 253 Km da Capital Belo Horizonte.

O povoado do Coruja se formou nas margens do rio Capivari para dar apoio aos bandeirantes e tropeiros em trânsito entre as regiões mineradoras de ouro.

No local foi erguida a capela de Nossa Senhora do Rosário pelo capitão Francisco Bueno da Fonseca, paulista de Taubaté e colaboradores proprietários de terras da região como Antônio Nunes Cardoso, Diogo Bueno da Fonseca, Ângelo Pinto e Pascoal Leite, onde em seu entorno começou a se instalar famílias de colonos e comerciantes atraídos pela beleza natural, fertilidade do solo e movimento intenso de comitivas em busca de descanso,  suprimentos para viagem e pasto para alimentar seus animais, desenvolvendo o povoado do Coruja que se tornaria no município de Itumirim.

Na época a travessia do rio Grande era controlada pelo Capitão Francisco Bueno e funcionava como blitz em ocasiões que justificasse seu fechamento.

Na história do povoado é contada o drama vivido pelo comerciante Goulart Brum, filho de uma numerosa e tradicional família mineira, que se apaixonou por uma das filhas de Amador Bueno que não aceitava este romance mantendo a filha trancada nua, em seu quarto, alimentando o desentendimentos entre as famílias Brum e Bueno.

O jovem apaixonado Goulart Brum resolveu tirar sua namorada daquele cativeiro. Ela, nua, pulou a janela para se juntar ao namorado que espera com roupas e cavalo, partindo em fuga acelerada entre currais e pastos das fazendas evitando a blitz na travessia do rio Grande até chegar em Campanha onde se casaram.

A bravura e coragem do casal acabou por conquistar o respeito e uma forte aliança entre as famílias.

Em 1915 o povoado Coruja é elevado a distrito com o nome de Itumirim que significa, na linguagem dos povos originários, Cachoeira Pequena.

Em 1924 o distrito de Itumirim é anexado ao município de Lavras do qual se desmembra em 31 de dezembro de 1943.

Hoje, maio de 2024, o município de Itumirim conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 234,553 Km², em altitude de 840m e é banhado pelo rio Capivari que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Itumirim são: Ibiturama, Itutinga, Ingaí, Lavras e Ijaci.

A base da economia do município de Itumirim é o turismo ecológico, agropecuária e prestação de serviços.

No Turismo as serras formam belas inúmeras cachoeiras, com piscinas naturais como: Cachoeira das Aranhas, do Engenho, do Paraíso, das Andorinhas entre outras.  

O canyon da Pirambeira, no rio Capivari, tem mais de um quilometro de extensão, com paredões com 100 metros de altura e inúmeras corredeiras, excelente para prática de esportes radicais.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Itumirim.