Crucilândia, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Crucilândia, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Crucilândia na região imediata de Oliveira, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Crucilândia é feito pela rodovia MG 040 entre as cidades de Bonfim e Itaguara e está a 105 Km da capital Belo Horizonte.

Na passagem da bandeira de Fernão Dias pela região do Alto Paraopeba, dois integrantes de origem portuguesa resolveram se separar da comitiva para se instalar nas margens de um ribeirão com águas muito limpas ao qual deram o nome de ribeirão das Águas Claras. Chegaram a encontrar ouro e se apossaram das terras para reivindicar a sesmaria de uma região muito bonita, com muita água, terras férteis e clima muito agradável.

Outros portugueses foram se instalando e formado um núcleo de habitações simples, onde fixaram uma cruz de madeira. Os portugueses pioneiros tinham fama de beberrões o que rendeu o primeiro nome do povoado de Gambás.

Manoel Caetano Pereira, proprietário da fazenda Bela Vista, em 1860 construiu a capela e o cemitério para consolidar o povoado do Gambá em domínio territorial de Bonfim e que teve como primeiros moradores Manoel Pereira, Ernesto Ferreira da Cunha, Antônio Luiz Figueiredo, Antônio Jorge de Oliveira e Teodoro Ferreira da Cunha entre outros.

Com o desenvolvimento do povoado se elevou a distrito do município de Bonfim, em 1880 com o nome de Santa Cruz das Águas Claras e que mudou de nome em 1910 para Santa Cruz de Dom Silvério, em 1923 para Dom Silvério que precisou ser alterado novamente para Dom Silvério do Bonfim, por já existir um município homônimo em Minas Gerais.

Em 27 de dezembro de 1948 o distrito Dom Silvério do Bonfim se desmembra do município de Bonfim para se elevar a categoria de cidade com o nome de Crucilândia. Este nome foi o escolhido em consulta popular entre Entroncamento, Campina Verde e Crucilândia que significa “Terra da Cruz”.

Hoje, outubro de 2024, o município de Crucilândia conta com uma população de aproximadamente 5.500 habitantes, com um domínio territorial de 166,451Km², em altitude de 799m, é banhado pelo ribeirão das Águas Claras afluente do rio Paraopeba que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Crucilândia são: Bonfim, Piedade dos Gerais, Piracema, Itaguara e Rio Manso.

A base da economia do município de Crucilândia é a agropecuária e prestação de serviços.

O clima, a topografia e as áreas disponíveis do município são ocupadas por pastagens, lavouras perenes e de ciclo curto onde se produz leite e carne de bovinos, bubalinos e caprinos, granjas de suínos e aves, frutas, cana-de-açúcar, milho, batata doce, mandioca e tomate entre outras culturas.

Os atrativos naturais mais visitados no município de Crucilândia são: Cachoeira dos Macacos, Cachoeira do Zé Ventena, Cachoeira das Bibocas, Cachoeira da Usina Antiga entre outras também muito bonitas, mas de difícil acesso e ótimas opções de trilhas e praticantes de esportes radicais.

Na área urbana as praças, teatro, construções, Igrejas, Parque Municipal, Museu Histórico Municipal de Crucilândia que permitem aos visitantes conhecer por fotos, objetos e documentos a trajetória desde a fundação do município.

Do Mirante do Cruzeiro tem-se uma vista panorâmica da cidade e das montanhas que emolduram a cidade, um bom lugar para fazer fotos do nascer e pôr do sol.

As festas populares, eventos culturais e comemorações religiosas podemos destacar a Festa da Padroeira da Cidade (Dia da Santa Cruz) em 03 de maio e no dia 16 de outubro Festa de São Geraldo, com datas fixas e outras com datas móveis como: Peão Boiadeiro, Carro de Boi, Cavalgadas, Juninas e Enduro da Cachaça.

Nos restaurantes e bares da cidade você poderá saborear pratos típicos da tradicional cozinha mineira como o Frango com Quiabo, Feijão Tropeiro e os deliciosos Pães de Queijo que se juntam a todos os outros motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Crucilândia.