Iapu - MG
Colar Metropolitano de Minas Gerais
Iapu - MG
Os primeiros habitantes da região, onde hoje é a cidade de Iapu, chegaram no início do século XIX, mas as evidências da presença humana anterior a esta data, são comprovadas por objetos em cerâmica, certamente dos nativos Botocudos, que abandonaram a região por se sentirem ameaçados com a presença dos invasores.
Ao chegarem na região em dezembro de 1.822, Raimundo José de Sousa e seu sobrinho Antônio Bronza de Souza, acamparam na margem de um ribeirão ao qual deram o nome de Santo Estevão, por ser naquele o dia que comemoram o Santo. A partir de então outras famílias foram se fixando para plantar na terra de excelente qualidade que até o final dos anos 80 já era um povoado que em 1.902 se transformou em distrito de Caratinga com o nome de Santo Estevão.
As mudanças de nome para Boachá e de transferência para o município de Inhapim terminou por se emancipar em 27 dezembro de 1.948.
Para chegar em Iapu partindo de Ipatinga pela BR 458 serão percorridos 42 Km. Passando pela ponte metálica, pelo trevo de Ipaba e pelo trevo de Bugre. A cidade de Iapu fica na margem da BR 458.
O município é banhado pelos ribeirões do Bugre e Santo Estevão e tem como confrontantes os municípios de Sobrália, São João do Oriente, Caratinga, Bugre, Belo Oriente, Naque e Periquito.
Em maio de 2023 a população de Iapu é de aproximadamente de 12.000 habitantes com um domínio territorial de 340,5 Km2, com altitude de 450m.
A cidade de Iapu se localiza no Vale do Rio Doce e faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço.
As indústrias, comércio, escolas, faculdades, clubes, prestação de serviços e a agropecuária são as principais receitas do município que também atrai muitos visitantes em suas comemorações religiosas e festas populares.