Mutum, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Mutum, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação do município de Mutum filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado e com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

A cidade de Mutum pertence a Região do Vale do Rio Doce e está a 390 km da Capital Belo Horizonte.

O objetivo do Canal Naeco é tornar cada cidade que visitamos acessível a todos que queiram passear, morar ou investir e pretendemos atualizar estas informações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e as oportunidades geradas pelo município.

Com a escassez das áreas de mineração de ouro, a coroa portuguesa retirou a proibição de formação de povoados na região e autorizou o Governador da província de Minas Gerais a distribuir sesmarias para ocupação de terras para a produção agropecuária.

Em 1860 o alferes Francisco Inácio Fernandes Leão recebeu uma grande área e em 1864, acompanhado pelo major Joaquim Teixeira e um grupo índios já catequizados, seguiram pelas margens dos rios até alcançarem um local onde já teria existido um pequeno acampamento que deram o nome de Guaxima e ao rio que banhava o lugar, de Mutum, pássaro de cor preta muito comum naquelas matas.

Com o trânsito de tropeiros começaram a surgir estalagens, uma capela e famílias foram se instalando formando o povoado em uma área de litígio entre o estado do Espírito Santo e Minas Gerais.

Em 19 de junho de 1912 se eleva a município, mas ainda em litígio com o estado do Espírito Santo.

Em 5 de setembro de 1914 São Manuel de Mutum é anexado ao estado de Minas Gerais como município.

Em 17 de dezembro de 1938 passou a se chamar apenas Mutum.

Hoje, janeiro de 2024, o município de Mutum conta com uma população se aproximando de 27.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.250,824 Km², em altitude de 211m e é banhado pelos rios São Manoel, Mutum e José Pedro que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Mutum são: Aimorés, Estado do Espírito Santo, Lajinha, Chalé, Conceição de Ipanema, Taparuba e Pocrane.

A agropecuária é a base econômica do município reforçada pela prestação de serviços.

Explorar as beleza naturais de Mutum, seus rios, montanhas, cachoeiras e matas é o que eu gostaria, mas consegui perceber que em qualquer direção que você vá é presenciar espetáculos, como a alvorada ou no por do sol, com nuvens ou não um espetáculo de cores e tons contornando o relevo, que é imperdível!

Mutum também comemora muitas datas religiosas e cívicas e é sempre muito concorrida pela organização, shows e barraquinhas.

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.