Dona Euzébia, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Dona Euzébia, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.

A cidade de Dona Euzébia localiza-se na Zona da Mata de Minas Gerais, está à 300 km da capital Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela BR 120 e MG 285, conforme referência por mapa neste vídeo.

A formação do povoado, onde é hoje a cidade de Dona Euzébia, começou em 1928 com a doação de terras, da Fazendeira dona Euzébia, para a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora das Dores.

O povoado começou a se desenvolver em torno da igreja de Nossa Senhora das Dores e se intensificou com a passagem da Estrada de Ferro Leopoldina.

Em 1923 o povoado foi elevado a distrito de Cataguases com o nome de Astolfo Dutra por um período curto, quando em 1938 foi transferido a sua jurisdição para a cidade de Astolfo Dutra e o distrito voltou a se chamar Dona Euzébia.

Em 30 de dezembro de 1962 se desmembrou de Astolfo Dutra e se elevou a município com o nome de Dona Euzébia.

Hoje, novembro de 2023, o município de Dona Euzébia, com uma população se aproximando de 6.500 habitantes, com domínio territorial de 54,466 Km², em altitude de 222m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes dos rios Pomba que pertencem a Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com Dona Euzébia são: Guidoval, Cataguases, Itamarati de Minas, Astolfo Dutra e Rodeiro.

A cidade de Dona Euzébia é reconhecida nacionalmente como produtora e fornecedora de mudas de paisagismo e frutíferas. Por toda a cidade se espalham as estufas e canteiros assim como por vários quilômetros da rodovia de acesso à cidade, com variedades de espécies que impressionam.

A qualidade pela tradição e especialização na produção de mudas faz de Dona Euzébia merecer o título de “Berço do Verde – Fonte de Vida”.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.