Cedro do Abaeté, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cedro do Abaeté, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Cedro do Abaeté na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O principal acesso para a cidade de Cedro do Abaeté é a partir da rodovia BR 352 passando pela cidade de Abaeté e está a 265 Km da capital Belo Horizonte.

A origem do município de Cedro do Abaeté, também tem a influência de faiscadores que exploraram as margens do rio Indaiá, uma região de relevo muito acidentado da Serra da Mata da Corda no Alto São Francisco, onde existia uma árvore de Pau-Cedro que se destacava entre muitas outras e que servia de referência para viajantes que cruzavam a região, onde paravam para descansar e pernoitar.  

A partir do ano de 1915 chegaram para se instalar, na paragem do Pau-Cedro, as famílias de Joaquim dos Santos, Zezinho do Prado, Martim Ramos Loudovinos e José Gonçalves Chaves, atraídos pela beleza da região, clima muito agradável, água em abundância, solo fértil para lavouras e boas expectativas para a garimpagem.

Em 1929, as famílias de colonos que chegavam para se instalar começaram a formar lavouras e criar animais, entre eles Pedro Marques Filho, Miguel Rodrigues Braga, José Gonçalves Filho, Francisco de Paula Guimarães, Miguel Guimarães, Antônio Ribeiro de Andrade e Tuffi Alexandre formando um povoado na região serrana de jurisdição do município de Abaeté.

O arraial do Pau-Cedro se elevou a distrito de Abaeté em 1953 se desmembrando em 3 de março de 1963, para se elevar a categoria de município com o nome de Cedro do Abaeté. 

Hoje, dezembro de 2024, o município de Cedro do Abaeté conta com uma população de aproximadamente 1.200 habitantes, com um domínio territorial de 279,906Km², em altitude de 920m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do Rio Indaiá que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cedro do Abaeté são: Paineiras, Abaeté, Quartel Geral e Tiros.

A base da economia do município de Cedro do Abaeté é a agropecuária e prestação de serviços.

A pecuária de corte com criação extensiva é a principal fonte de receita do município que também colhe mandioca e arroz entre outras culturas.

Os lugares mais visitados no município de Cedro do Abaeté são: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira do Cedro, passeios de barco e pesca esportiva pelo rio Abaeté, Museu Histórico de Cedro do Abaeté, Grutas, trilhas e piquenique no Parque Municipal.