Capelinha, MG
História, referências geográficas, econômicas e sociais.
Capelinha, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais.
A cidade de Capelinha localiza-se no Vale do Rio Jequitinhonha, está à 440 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela MG 120, conforme referência por mapa neste vídeo.
Manuel Luiz Pego se instalou na região, em 1801 nas margens do córrego Areão, onde é hoje a cidade de Capelinha, ocupando uma grande extensão de terra onde já havia alguns nativos originários, os Botocudos.
A história da região conta que o Rei de Portugal, D João VI, que estava no Brasil em 1808, criou Divisões Militares para exterminar os nativos Botocudos, assim tratados pelos portugueses.
A operação de extermínio dos botocudos era para liberar a expansão das explorações mineradoras que forçou a migração dos nativos cada vez mais para o norte, se agrupando e se fortalecendo entre as bacias do rio Doce e do Jequitinhonha.
Os nativos irritados, por onde passavam matavam colonos, incendiavam plantações e ranchos se tornando cada vez mais temidos.
Manuel Luiz Pego ao saber dos acontecidos resolveu retirar-se com os familiares e amigos que em 1812, após a sua morte, seu filho Feliciano Luiz Pego herdeiro, voltou para ocupar a fazenda do córrego Areão.
No mesmo ano Feliciano mandou construir uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Graça onde começou a se formar em seu entorno o arraial da Capelinha.
Em 30 de agosto de 1911 se desmembrou de Minas novas, mas o município só foi instalado em 24 de fevereiro de 1913 com o nome de Capelinha.
Hoje, setembro de 2023, o município de Capelinha tem um domínio territorial de 965,377 Km2, em altitude de 900m, com uma população se aproximando de 39.000 habitantes.
Os rios que banham o município são: Itamarandiba, Fanado, São Lourenço e pelos ribeirões Fanadinho, sena e dos Francisco.
Os municípios que fazem divisa com Capelinha são: Minas Novas, Setubinha, Angelândia, Água Boa, São Sebastião do Maranhão, Aricanduva, Itamarandiba, Veredinha e Turmalina.
O café é o protagonista na economia do município que tem uma participação também importante o eucalipto, e a pecuária.
Comercialmente Capelinha centraliza as ofertas de produtos, serviços e educação para atender as cidades de sua microrregião.
Para os visitantes o Parque Municipal da Barraguinha é uma opção e está bem no centro da cidade com espécies vegetais típicas da região com nascentes e muita paz para contempladores da natureza.
A cachoeira da Fumaça no distrito de Resplendor, 25 km de Capelinha, também é uma boa opção para visitantes.
As feiras, exposições e comemorações religiosas são sempre muito concorridas, mas a Festa do Capelinhense Ausente, que acontece no mês de julho, todo ano, atrai milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil.
As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município. Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.