Rota Inhotim, MG

Cidades para passear, morar e investir.

Rota Inhotim, MG – Cidades para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação da Rota Inhotim com 9 cidades filmadas (Igarapé, São Joaquim de Bicas, Mário Campos, Brumadinho, Sarzedo, Ibirité, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e localidades de Vila da Serra, Jardim Canadá, Serra Rola Moça, Topo do Mundo, Inhotim, Casa Branca, Piedade do Paraopeba, Serra da Moeda e Lagoa dos Ingleses. Foram 4 dias, percorrendo 743 Km a partir da minha sede em Timóteo no Vale do Aço-MG.

Começamos a Rota Inhotim pela cidade de Igarapé que fica a 42 Km de Belo Horizonte, seguindo pela BR 381 sentido São Paulo. O município de Igarapé tem uma população de aproximadamente 46.000 habitantes.

De Igarapé vamos seguir para São Joaquim de Bicas, pela BR 381 no sentido São Paulo Belo Horizonte, por 7 Km. A cidade fica no eixo da BR 381 e está com aproximadamente 35.000 habitantes e faz parte da história do ciclo do ouro.

De São Joaquim de Bicas vamos para Mário Campos seguindo pela BR 381 sentido Belo Horizonte e acessamos a MG 155. Neste trajeto percorremos por 14 Km até o centro de Mário Campos. A estrada tem um trânsito bem intenso e o município tem uma população se aproximando de 16.000 habitantes.

De Mário Campos vamos seguir para Brumadinho pela MG 040 por 14 Km. A estrada também tem um trânsito muito intenso e veículos pesados. O município de Brumadinho é bem extenso com muitos condomínios de luxo, distritos históricos e natureza exuberante com muitas serras no entorno. Sua população se aproxima de 40.000 habitantes.

Do centro de Brumadinho vamos para o Instituto Inhotim por 5 Km. O Inhotim é um museu com obras de arte a céu aberto com 170 obras de artistas de muitas nacionalidades e possui uma das maiores coleções de palmeiras do mundo.

Do Instituto Inhotim vamos para Casa Branca por 38 Km. Casa Branca é um bairro da região rural de Brumadinho cercada pelas Serras do Rola Moça e da Serra da Moeda. A natureza, mesmo com a expansão imobiliária ainda consegue preservar grande parte do ambiente de mata atlântica existente.

De Casa Branca vamos seguir para Piedade do Paraopeba por 11 Km. Piedade do Paraopeba é um distrito histórico de Brumadinho e é banhado pelo rio Paraopeba.

De Piedade do Paraopeba vamos seguir para o Topo do mundo na Serra da Moeda, por 11 Km com subidas bem fortes. No Topo do Mundo existe uma rampa de voo livre muito frequentada por praticantes de esportes radicais e observadores.

Da cidade de Brumadinho vamos para Sarzedo pela MG 040 por 20 Km. O município de Sarzedo tem uma população se aproximando de 37.000 habitantes e a economia do município se baseia em suas indústrias e prestação de serviços.

De Sarzedo vamos para Ibirité pela MG 040 por 11 Km. A cidade de Ibirité é uma das maiores populações do cinturão da Grande BH com aproximadamente 183.000 habitantes e por isso recebe o tratamento de cidade dormitório com a maioria da população trabalhando nas grandes cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De Ibirité vamos para a Serra do Rola Moça por 28 Km. No mirante do Parque Estadual do Rola Moça é possível enxergar praticamente todos os municípios que fazem divisa com Ibirité.

De Ibirité vamos para a cidade de Nova Lima por 35 Km, pela MG 040, depois BR 040 e seguimos pela MG 030. A cidade histórica de Nova Lima ainda consegue conservar as características de cidade do interior de minas.

De Nova Lima vamos para o bairro Vila da Serra por 16 Km. Depois da abertura das seis pistas não é mais possível identificar o que é Belo Horizonte e o que é Nova Lima. A região está ocupada por prédios enormes e futuristas como a torre AltaVila.

Do bairro Vila da Serra em Nova Lima vamos para o Bairro Jardim Canadá por 14 Km pela BR 040. O bairro Jardim Canadá é completamente independente com centros comerciais, indústrias, bares, restaurantes, boates e ainda é a porta de entrada para a Serra do Rola Moça.

Na descida do Serra da Moeda uma vista fantástica para a Lagoa do Ingleses cercada por clubes e condomínios de alto nível.

Do Centro histórico de Nova Lima vamos seguir para Raposos pela AMG 150 por 8 Km. A cidade de Raposos era um povoado com início promissor no ciclo do ouro, mas com a escassez do ouro ouve um abandono restando poucas famílias e só começou a se recuperar com a chegada da Estrada de ferro e instalações de indústrias no município.

De Raposos vamos seguir para Rio Acima por 20 Km voltando pela AMG 150 e entrando na MG 030. Nesta rodovia na divisa de Rio Acima com Itabirito existia uma única opção de travessia na Serra do espinhaço onde escravos fugitivos usavam para saquear tropas da coroa portuguesa roubando o ouro, armas, animais e suprimentos.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.