Pratinha, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Pratinha, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Pratinha no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.
O acesso a cidade de Pratinha é feito pela rodovia BR 262 entre os trevos das cidades de Campos Altos e Ibiá com mais 28 Km pela LMG 827 até o centro da cidade que está a 336 Km da Capital Belo Horizonte.
Em meados do século XIX começou a surgir o povoado em território que pertencia ao município de Araxá, onde é hoje a cidade de Pratinha.
Na região já existia uma fazenda por onde passavam tropeiros, com destino a Araxá, para visitar a famosa Dona Beija e usavam a fazenda como hospedagem e descanso onde a proprietária para cobrar seus serviços pedia aos viajantes para deixarem algumas “pratinhas” se tornado referência daquela trilha.
José Pedro Lara, filho de Leandro Rodrigues Provença Lara, é reconhecido como primeiro morador do povoado da Pratinha que se desenvolveu no entorno das igrejas Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário e da Santa Cruz, construídas pelo próprio José Pedro Lara.
Pratinha, que pertencia a Araxá se tornou distrito de Ibiá, sendo novamente transferido para Campos Altos do qual se desmembrou em 27 de dezembro de 1948 para se elevar a município com o nome de Pratinha.
Hoje, julho de 2024, o município de Pratinha conta com uma população se aproximando de 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 619,296 Km², em altitude de 1150m e é banhado pelos ribeirões do Inferno, da Estiva, da Prata e rio Quebra Anzol que pertencem a bacia do Rio Araguari.
Os municípios que fazem divisa com o município de Pratinha são: Campos Altos, Tapiraí, Medeiros e Ibiá.
A base da economia do município de Pratinha é a agropecuária e prestação de serviços.
A pecuária leiteira tem destaque com a permanente busca pela qualidade e produtividade do rebanho por melhoramento das raças e uso de tecnologias para satisfazer as exigências de laticínios e produção de queijos.
As lavouras permanentes de café e frutas dividem espaço com a produção de grãos e forragens para alimentação animal.
A natureza no município de Pratinha é de rara beleza entre serras, rios e cachoeiras para quem gosta de pescar, praticar esportes radicais e contempladores da natureza.
As comemorações religiosas são sempre bem frequentadas com barraquinhas de comidas e artesanatos.
A cidade de Pratinha tem DNA de cidades do interior de minas com habitantes simples, hospitaleiros e com uma paz contagiante.